O torque é definido como uma força de rotação, que pode ou não resultar em movimento. No Brasil, a medida utilizada para informar o torque do carro é de quilogramas por metro e para calcular basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação.
Do ponto de vista físico, trata-se da energia gerada após determinado tempo de trabalho. No caso do carros, isso nada mais é senão a multiplicação do torque pela rotação do motor ao longo de determinado período. A potência máxima surge em rotações mais altas que o torque máximo.
m. Ora, os motores de Fórmula 1, apesar de produzirem torques máximos de cerca de 30 kgf. m, conseguem gerar a fantástica potência de cerca de 800 cv operando a quase 20.
O domínio da Mercedes é evidente em 2020. A equipe não dá chance para a concorrência, e isso também é evidente pelo número de cavalos de potência que o motor produz. De acordo com o Motorsport.com, o W11 chega a, no mínimo, 1022 HP no modo de qualificação.
Equipa F1 2020
É bom lembrar que desde o começo dos anos 90 os carros de F1 só utilizavam dois pedais: acelerador e freio. A embreagem passou para uma manopla manual atrás do volante, utilizada basicamente para largada e pit stop, como ainda é hoje.
O fluxo de gases quentes expelidos fazem girar uma turbina ligada ao motor-gerador, fornecendo potência ao turbocompressor elétrico com ar comprimido que vai ao motor de combustão. A energia extra promovida vai direto para a bateria.
Pilotos e equipes
MUNDIAL DE CONSTRUTORES