Como Acessar INSS Online?

Como acessar INSS online

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Veja também

Agendar Perícia: serviço de agendamento específico para a perícia médica, tanto para o pedido inicial quanto para o pedido de prorrogação do benefício. E, devido estado de calamidade pública pela qual o país está passando, é possível também enviar atestado médico direto pelo Meu INSS.

Resultado de Benefício por Incapacidade: informa se o segurado foi considerado capacitado ou não para o trabalho. Esse serviço se destina às pessoas que pediram auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade.

Aplicativos relacionados

Aplicativos relacionados

Simular Aposentadoria: a ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar. E caso falte algum que porventura não conste nos registros previdenciários, há a opção de incluir manualmente para fazer a simulação.

Extrato de Empréstimo: por meio desse extrato é possível ao segurado conferir todo histórico de créditos consignados realizado com desconto no seu benefício previdenciário, além de outras informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo.

Dificuldade ou problemas no acesso?

Declaração de Contribuinte Individual (DRSCI): a Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRSCI) é o documento que comprova que o trabalhador segurado autônomo, também chamado de Contribuinte Individual, está com situação cadastral regular e com seus recolhimentos em dia.

Declaração de Beneficiário do INSS: declaração que informa a existência ou não de benefício em seu CPF. Alguns órgãos de governo costumam exigir esse ‘Nada Consta’.

Canaltech - Tecnologia para quem entende

Passo 10: o aplicativo informará se a solicitação necessita de atendimento presencial ou pode ser feita digitalmente. Toque na opção e siga as opções informadas no app;

Para acessar o portal Meu INSS é preciso realizar cadastro informando CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e Estado de nascimento. Algumas perguntas serão feitas para conferir a identidade do usuário. Em caso de dúvida poderá ligar na Central de Atendimento INSS 135.

Passo 7: ao abrir o simulador, o app contabilizará a idade e o tempo de contribuição da pessoa. Em seguida, é possível verificar se esses dados são compatíveis com as normas de aposentadoria antigas e as normas de transição da Reforma da Previdência. Toque em cada aba para abrir mais detalhes;

Cadastre-se!

Durante o período de isolamento por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, o app tornou-se ainda mais necessário com o fechamento de agências. É possível simular e solicitar a aposentadoria, acompanhar pensões, enviar e receber documentos, agendar solicitações, acompanhar procedimentos, entre diversas outras funções. A plataforma, inclusive, passará por um período de testes para oferecer a prova de vida digitalmente a partir do dia 20 de agosto.

O Meu INSS é uma ferramenta criada para dar maior facilidade à vida do cidadão. Pode ser acessada pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e IOS).

Desde o mês de março de 2020, o atendimento presencial nas agências está suspenso temporariamente devido à pandemia pela COVID-19. Por isso, a Portaria Conjunta 9.381, publicada em 7 de abril de 2020, permitiu o envio do documento pelo Meu INSS.

Serviços Disponíveis no Meu INSS

Os segurados e beneficiários acessam e acompanham todas as informações constantes no seu CNIS – Cadastro Nacional Informações Sociais, relativas a sua vida laborativa, como dados sobre vínculos de empregos, empregadores, remunerações e contribuições previdenciárias.

Para conhecer, digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no seu celular, e tenha acesso a mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS, sem sair de casa.

O Meu INSS (Android | iOS) é o aplicativo oficial do Instituto Nacional do Seguro Social. Reúne diversos serviços previdenciários de forma digital, sem a necessidade de deslocamento até uma agência, compilando mais de 90 serviços disponíveis e atendimento remoto.

Baixe o aplicativo

Extrato de Contribuição CNIS: histórico de toda a situação contributiva do trabalhador, seja empregado, empregado individual, empresário, empregado doméstico e também sobre o aposentado. Permite saber, mês a mês, se a empresa (ou o patrão) está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta. Dá pra saber também quais os períodos que estão faltando para que possa garantir a comprovação futura ou se está perto ou não de se aposentar. Vale mencionar que algumas instituições bancárias disponibilizam diretamente a consulta ao extrato previdenciário pelo terminal de auto-atendimento e até pelo site do banco: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Extrato de Pagamento: esse histórico é usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal. Vale para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, entre outras finalidades. Detalha valores, o banco e data de pagamento do benefício.

Pedir Aposentadoria: é possível pedir aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade, seja ela urbana ou rural. E também aposentadoria da pessoa com deficiência, além daquelas concedidas em outros países que contenham acordo internacional celebrado com o Brasil.

Como consultar meu INSS pelo celular?

A ferrramenta Meu INSS oferece até 90 dos principais serviços oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Para isso, basta acessar o endereço - meu.inss.gov.br ou então baixar o app na loja de aplicativos do seu celular: Google Play (download para Android) App Store (download para IOS).

Qual o número 0800 do INSS?

/div>

Como dar entrada no INSS pelo aplicativo?

Ao acessar a página principal do Meu INSS, o sistema irá pedir para que o usuário faça o cadastro no aplicativo. Basta clicar em “cadastrar senha”, preencher os dados correspondentes e selecionar o ícone "continuar".

Como dá entrada no auxílio doença?

Solicitar o auxílio doença

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Clique em “Agendamento/Solicitações”;
  3. Clique em “Novo Requerimento”;
  4. Selecione a opção “Benefício por incapacidade”;
  5. Clique em Auxílio doença com documento médico;
  6. Em seguida, aperte o botão “Avançar”;
  7. Analise e preencha o formulário com suas informações;

Como dar entrada no INSS por atestado médico?

Confira o passo a passo para envio do atestado médico

  1. Acesse o Meu INSS (gov.br/meuinss ou use o aplicativo para celular) e selecione a opção “Agendar Perícia”.
  2. Selecione a opção “Perícia Inicial” e, em seguida, clique em “Selecionar”.
  3. Na pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em continuar.