É importante ficar atenta na hora de afastar e retirar a cutícula, já que essa pode ser a causa das ondulações. Para um efeito imediato, existem as lixas polidoras, que vão deixar sua unha mais lisinha e ajudar na hora da esmaltação. Porém, essas lixas não são indicadas para pessoas com unhas fracas e quebradiças.
Ranhuras, depressões e sulcos nas unhas podem surgir depois de lesões, como uma batida forte; ou a doenças, como sarampo, caxumba e até mesmo descontrole na diabetes. Essas marcas também podem indicar que seu corpo está com quantidades insuficientes de zinco.
Unhas que quebram, lascam nas pontas e descamam merecem atenção: essas são as principais características de unhas fracas, segundo a manicure do Loft Hair Boutique, Graciele Caldas. As unhas também são um reflexo da sua rotina: “Às vezes tem a ver com a alimentação, estresse, ou falta de vitamina”, explica.
“A unha é uma lamina transparente que mostra alterações vasculares. Essas alterações elas podem advir de órgãos como pulmão por diminuição da oxigenação, de órgãos como rim e de órgãos como o fígado, com alterações nas proteínas que mostram pela lamina”, explica a dermatologista Robertha Nakamura.