A circulação em seu todo é composta por artérias e veias que levam o sangue aos pulmões e em seguida ao coração, e isso é chamado de pequena circulação. Já no caso do sangue que vem do coração pelas artérias, seguindo em direção ao resto do corpo e retornando pelas veias, é dado o nome de grande circulação.
O sangue entra no coração dos nossos corpos pelos átrios e sai dele pelos ventrículos. Quando os átrios se contraem (sístole atrial), as válvulas que separam os átrios dos ventrículos abrem-se, permitindo a passagem do sangue para esses últimos. Em seguida ocorre a contração dos ventrículos (sístole ventricular).
Nas artérias maiores o sangue alcança a velocidade de 1,5 Km/h. Quando atinge os vasos menores, cai para 1 milésimo disso. Este ritmo lento permite ao sangue fazer suas entregas nas bilhões de células do corpo.
-Artérias: transportam sangue sob alta pressão e velocidade aos tecidos. Tem fortes paredes vasculares. -Arteríolas: ramos finais do sistema arterial, são condutos de controle anteriores aos capilares. ... -Veias: levam o sangue das vênulas de volta ao coração e atuam como reservatório de sangue.
A redução dos calibres dos vasos sanguíneos que se conectam com os capilares é essencial para evitar seu rompimento, uma vez que o sangue flui em artérias e veias em uma pressão e velocidade superior ao tolerado pelas paredes dos capilares.
O sangue flui dos capilares para veias muito pequenas, denominadas vênulas e, depois, passa para as veias que o conduzem de volta ao coração. As veias têm paredes muito mais finas do que as artérias, em grande parte porque a pressão nas veias é muito mais baixa.
Podem deformar-se com muita facilidade e impedir a passagem de glóbulos vermelhos. A parede dos capilares é constituída por uma única camada de células, o epitélio. É nas paredes dos capilares que ocorrem as trocas dos gases. Suas paredes são de tecido epitelial (Endotélio).
Verificado por especialistas E nos capilares, onde há uma menor velocidade de fluxo sanguíneo, é possível notarmos o ponto ideal para a realização das trocas gasosas, sendo também o ponto em que as trocas de oxigênio e resíduos metabólicos seja realizada.
Sabe-se que o que ocorre entre o sangue dos capilares e os demais tecidos do corpo é o transporte do gás oxigênio através dos capilares por meio do sangue arterial. O sangue arterial entra por difusão nos tecidos corpóreos que precisam da presença do oxigênio para desencadear todo o processo de respiração celular.
Importância dos capilares sanguíneos Os capilares sanguíneos são vasos extremamente importantes para o funcionamento do nosso organismo, uma vez que são eles que permitem a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos adjacentes.
Nos alvéolos pulmonares ocorre a hematose pulmonar, na qual o alvéolo fornece oxigénio da respiração ao sangue e o sangue expele dióxido de carbono, vapor da água e outros gases tóxicos, que mais tarde será expelida, na expiração.
Podemos afirmar que na situação na qual o gás carbônico passa pelos alvéolos, ocorre que o oxigênio fica retido. Como sabemos, neste momento o sangue é filtrado. e todo o oxigênio que inalamos através da inspiração é passado para o sangue através do mecanismo de difusão.
São recobertos por capilares sanguíneos, nos quais o sangue circula bem próximo ao ar que foi inalado. Ao chegar aos alvéolos, o oxigênio difunde-se para o sangue dos capilares. Enquanto, o gás carbônico, presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos.
Os alvéolos pulmonares são minúsculos sacos aéreos, presentes nos pulmões, envolvidos por capilares sanguíneos e uma fina membrana. Situam-se onde terminam as finas ramificações dos brônquios. ... Em cada pulmão existem milhões alvéolos. São responsáveis pelo aspecto esponjoso dos pulmões.
Os alvéolos pulmonares são um local de realização de trocas gasosas, em que o gás carbônico, presente no sangue, passa para o interior dos alvéolos, e o oxigênio, presente no ar inspirado, passa, do interior dos alvéolos, para o sangue.
Os alvéolos pulmonares são responsáveis pelas trocas gasosas entre o meio ambiente e o organismo. Essas estruturas redondas e pequenas ficam em uma região do pulmão de grande vascularização, ou seja, por onde passa muito sangue. Quando inspirado, o oxigênio se espalha pelo sangue.