EQST

Tem Como Mudar O Fiador Do FIES?

Tem como mudar o fiador do FIES?

Para realizar a troca, basta ir à agência onde o contrato foi realizado e alterar os dados do fiador em qualquer momento do período letivo. É importante enfatizar, contudo, que o novo nome escolhido para ser o fiador deve estar de acordo com as exigências do contrato.

Sou fiador e quero tirar meu nome?

O advogado Ricardo Pereira Giacon, do escritório MPMAE Advogados, explica que basta o fiador comunicar ao locador que deixará de ser corresponsável pelo pagamento do aluguel. “Esse comunicado é uma simples notificação de que ele vai deixar de ser fiador”, explica.

O que fazer para deixar de ser fiador?

Encerrado o prazo do contrato notifique o locador da exoneração da fiança por escrito e de forma inequívoca. Basta comunicar, não precisa que o locador concorde. Pela lei após notificar ainda permanece 120 dias responsável pelo contrato, após estará automaticamente livre da fiança.

Como faço para deixar de ser fiador de um financiamento?

Para deixar de ser avalista, terá o banco de dar o seu acordo. O banco irá certamente averiguar se a pessoa a quem vai ceder a sua quota tem património e apenas em caso afirmativo aceitará a substituição da livrança. Compreende-se que o banco adopte cautelas.

Como funciona o fiador do FIES?

A fiança solidária constitui se na garantia oferecida reciprocamente por estudantes financiados pelo Fies reunidos em grupo de três a cinco participantes, em que cada um deles se compromete como fiador solidário da totalidade dos valores devidos individualmente pelos demais.

Quem pode ser o fiador do FIES?

Cônjuge ou companheiro(a) do estudante. Estudantes que têm financiamento aberto no Programa de Crédito Educativo (PEC/Creduc) Estrangeiros (exceto cidadãos portugueses que atendam a determinados critérios legais) Estudante que já tenha ou teve financiamento do FIES.

Quando o fiador é obrigado a pagar?

A fiança serve como uma garantia do pagamento, quando o devedor principal não pagar, sobrará para o fiador fazer o pagamento. Sendo assim, é direito do fiador pedir, até o momento da apresentação da contestação (defesa), que primeiro os bens do devedor principal sejam comprometidos para o pagamento da dívida.

Como dar uma desculpa para não ser fiador?

Diga a verdade, ser fiador é coisa séria e se a pessoa não pagar será seu bem a ser usado para quitar a dívida. Diga que não pretende ser fiadora porque é uma responsabilidade que não deseja adquirir, e se a pessoa insistir diga que ha no mercado o seguro fiança e que ela pague por esse produto e fique tranquila.

O que acontece se eu for fiador?

A lei, de 1990, já determina que se o inquilino não pagar o aluguel e deixar uma dívida para o proprietário, quem tem que assumir o pagamento é o fiador. Se não tiver como pagar, o patrimônio do fiador pode ser penhorado, inclusive a casa onde ele mora.

Quem é fiador pode fazer financiamento?

Como é que ser fiador impede o financiamento? Ser fiador de alguém pode impedir o financiamento dos projetos próprios porque, quando for pedir um crédito, o banco vai pesquisar todos os seus encargos financeiros para avaliar a sua capacidade de devolver o que está a pedir emprestado.

Sou fiador e agora?

Outro direito do fiador é que, caso a fiança seja sem limitação de tempo, ele poderá se desonerar quando quiser, ficando obrigado por todos os efeitos da fiança durante os próximos 60 dias após a notificação ao credor.

Tem algum problema ser fiador?

Ser fiador em um contrato de aluguel envolve riscos financeiros e jurídicos, tais como ter que pagar o aluguel do locador inadimplente ou m hipóteses mais extremas ter seu próprio imóvel penhorado. ... No entanto, o fiador não poderá se aproveitar deste benefício se no contrato de fiança o tiver renunciado expressamente.

Por que não ser fiador?

O principal risco financeiro é o de arcar com o pagamento do aluguel em caso de inadimplência do inquilino. Outro risco é ter até mesmo seu imóvel penhorado em caso de processo judicial. O tradicional fiador é ainda a grande garantia tanto para quem aluga como para quem está alugando imóvel.