EQST

So Exemplos De Estruturas Homlogas?

São exemplos de estruturas homólogas?

Estruturas homólogas
  • O braço do homem é homólogo à pata dianteira do cavalo.
  • A asa do morcego é homóloga à nadadeira da baleia.
  • A hemoglobina do quati é homóloga á hemoglobina da pomba.
  • O espirro num homem é homólogo ao espirro de um cachorro.

Como podemos definir estruturas homólogas e análogas dê exemplos?

Por exemplo: a asa de um ancestral como o Pterodactyl, a asa de um morcego e a asa de uma ave. Ambas as estruturas são análogas enquanto asas, ou seja, embora a função seja a mesma, elas possuem origens embrionárias diferentes. Porém são homólogas enquanto membros superiores.

O que são órgãos ou estruturas homólogas?

Quando organismos de espécies diferentes apresentam órgãos que possuem a mesma origem embrionária e desempenham a mesma função ou não, dizemos que os órgãos são homólogos.

Qual das alternativas contém um exemplo de estruturas homólogas?

Alternativa “d”. A asa de uma ave e a asa de um morcego são estruturas homólogas, pois possuem a mesma origem embrionária. Alguns autores, entretanto, consideram os esqueletos desses animais homólogos, mas os órgãos análogos.

O que é um par de estruturas homólogas?

As asas de um morcego e as asas de um inseto apresentam a mesma função, entretanto, não possuem a mesma origem embrionária. Sendo assim, essas estruturas podem ser consideradas: a) homólogas. ... Chamamos de estruturas ou órgãos análogos aqueles que possuem a mesma função, mas não apresentam a mesma origem.

Qual das alternativas apresenta um par de estruturas homólogas * 2 pontos?

Resposta: D )Asa de ave e asa de morcego. Explicação: estruturas homólogas são aquelas existentes em diferentes espécies, mas que se originaram de uma estrutura embrionária comum a estas.

Qual das alternativas apresentam um par de estruturas homólogas?

Alternativa “d”. A asa de uma ave e a asa de um morcego são estruturas homólogas, pois possuem a mesma origem embrionária.

O que são homólogos o que eles indicam em termos de evolução?

Órgãos análogos e homólogos permitem conhecer a história evolutiva dos organismos. A homologia diz respeito à ancestralidade, e a analogia relaciona-se à evolução convergente.