EQST

So Crimes Previdencirios?

São crimes previdenciários?

Os crimes previdenciárioscrimes praticados contra a Previdência Social ou mesmo outras áreas da seguridade social – mais comuns e importantes do Código Penal são os de apropriação indébita previdenciária, sonegação de contribuição previdenciária, falsificação de documento público contra a Previdência Social e ...

É crime de divulgação de segredo previdenciário?

Divulgação de segredo previdenciário § 1o Divulgar informações sigilosas ou reservadas contidas ou não nos sistemas informatizados ou banco de dados da previdência social: Pena - detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.

O que é estelionato contra a Previdência Social?

Segundo o Código Penal (artigo 171, parágrafo 3°), o estelionato previdenciário é configurado quando o agente comete uma fraude com o fim de obter um benefício previdenciário para si ou para outrem, mantendo ou induzindo a autarquia previdenciária em erro.

Quem pode ser sujeito ativo do delito de sonegação de contribuição previdenciária?

4) O delito de sonegação de contribuição previdenciária não exige qualidade especial do sujeito ativo, podendo ser cometido por qualquer pessoa, particular ou agente público, inclusive prefeitos (RHC 043741/RJ, Rel.

O que é crime de sonegação de contribuição previdenciária?

omitir, total ou parcialmente, receitas ou lucros auferidos, remunerações pagas ou creditadas e demais fatos geradores de contribuições sociais previdenciárias.

Não é crime de falsificação de documento previdenciário?

O agente que omite dados ou faz declarações falsas na Carteira de Trabalho e Previdência Social atenta contra interesse da Autarquia Previdenciária e estará incurso nas mesmas sanções do crime de falsificação de documento público, nos termos dos § § 3º, II e 4º do art. 297 do Código Penal.

Qual é a punição para quem frauda o INSS?

Uma vez comprovada a concessão indevida (mediante fraude) do benefício pela Autarquia Previdenciária, o segurado pode ser condenado a devolver todos os valores recebidos, acrescidos de juros e correção monetária, bem como responder criminalmente, podendo inclusive, ser condenado de 2 a 6 anos de reclusão, além de multa ...

Quando se consuma o crime de apropriação indébita previdenciária?

No entanto, há entendimento contrário de que o crime de apropriação indébita previdenciária se consuma quando o agente deixa de recolher as contribuições. A constituição definitiva será apenas uma condição para o ajuizamento da denúncia, isto é “condição objetiva de punibilidade”.

Qual o objeto jurídico da apropriação indébita previdenciária?

O bem jurídico protegido no crime de apropriação indébita previdenciária é o interesse patrimonial do Estado e o interesse coletivo da arrecadação e distribuição da despesa pública.