O recurso linguístico usado para tornar o slogan citado mais interessante foi a semelhança na pronuncia das palavras boa e doa. Que permite um som interessante ao pronunciar ou ler a frase.
Os recursos linguísticos presentes no texto, e que têm a função de conectar ideias, frase, bem como os parágrafos são as conjunções. ... Por fim, cita-se que quando duas palavras exercem o papel de conjunções, estas são chamadas de locuções conjuntivas.
5 Que palavras ou expressões o pai utiliza em sentido figurado ao exigir que o filho seja submetido pelo médico a um exame geral? Resposta: - O médico que faça revisão geral, parte mecânica, parte elétrica. ... Resposta: A profissão do pai: mecânico.
Tabela com alguns dos principais conectores discursivos:
Os principais conectivos em inglês
Os conectivos, também chamados de conectores ou articuladores do discurso, são palavras ou expressões que ligam frases e orações, possibilitando a construção de uma sequência de ideias. ... Assim, os conectivos contribuem decisivamente para a coesão textual, facilitando a transmissão e compreensão da mensagem.
Articuladores textuais, ou marcadores discursivos, são expressões linguísticas, provenientes das classes de conjunções, advérbios, preposições, envolvidas na construção do sentido do texto.
Significado de Articulador substantivo masculino Algo ou alguém é capaz de articular, fazer articulação.
Os articuladores ativos são os que se movimentam em direção ao passivo: lábio inferior, língua, véu palatino e cordas vocais. Os articuladores passivos Page 2 são: lábio superior, dentes incisivos superiores, alvéolo, palato duro, véu palatino e úvula.
Elementos articuladores: conjunções e locuções conjuntivas. São palavras ou expressões que estabelecem relações entre as partes de um texto. No artigo de opinião, eles criam um elo entre a questão polêmica, o posicionamento e os argumentos do articulista, colaborando no estabelecimento da coesão e coerência.
Esses elementos estão vinculados entre si, ao longo do artigo, pelos articuladores – palavras ou expressões cuja função específica é exatamente estabelecer e deixar evidentes as relações entre diferentes partes do texto, não permitindo que o leitor perca o fio da meada.
A sua função é estabelecer relações entre as partes do discurso. A análise sintática enfoca a função das palavras dentro da oração, mas os articuladores textuais geralmente estabelecem relações entre orações e mesmo entre parágrafos.
Os articuladores são conjunções, preposições e pronomes, que são usados para conectar as partes do texto, estabelecendo relações de sentido entre elas. As conjunções ligam orações, estabelecendo relação de causa, tempo, finalidade, oposição, etc.
Podem atuar como marcadores do discurso alguns advérbios (finalmente, então, afinal, assim…), determinadas locuções (não obstante, por conseguinte, em primeiro lugar, em seguida, por fim…), interjeições e conjunções. Todos eles coincidem em seu caráter invariável.
Resposta. Resposta: "portanto" e " assim" são articuladores que são responsáveis pela ligação dos fatos em um texto eles também podem ser agrupados de acordo com a relação que estabelecem.
Significado de Inferir verbo transitivo direto e bitransitivo Deduzir, concluir por inferência ou por dedução, geralmente partindo de indícios, de fatos ou de raciocínios: com esse aparelho é possível inferir a velocidade da chuva; o juiz inferiu a culpa dos réus.
TEMPORAIS (indicam circunstância de tempo): quando, apenas, enquanto… Também as locuções: antes que, depois que, logo que, assim que, desde que, sempre que…
As palavras que ligam ideias, frases, parágrafos e partes dentro de um texto são chamadas de organizadores textuais. A função dessas palavras é estabelecer a coesão dentro de um texto.
Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a princípio, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje, frequentemente, constantemente, sempre, raramente, não raro, ao mesmo tempo, simultaneamente, nesse ínterim, nesse meio ...