O grande risco dos programas assistencialistas do governo é o de reduzir a questão social, puramente na sobrevivência do indivíduo, não promovendo a sua inserção na sociedade, criando cada vez mais a subserviência. Quando a pessoa não cresce, não se promove, ela vai ficando mais pobre.
Assistencialismo. O assistencialismo se refere à doação e à troca de favores. ... O assistencialismo deve ser visto como um problema, pois faz um trabalho paliativo, ou seja, o problema é resolvido de forma temporária. Contribui, inclusive, para perpetuar a troca de favores e manter quem está no poder.
Na solidariedade se estabelece uma relação social baseada em direitos. No assistencialismo, a relação é de favor, entre desiguais.
As primeiras formas de assistencialismo foram estabelecidas pelas igrejas como dever moral, a igreja católica foi à instituição que mais se destacou nas ações assistenciais.
A assistência social, diferentemente do assistencialismo, surgiu na década de 1930 e é regulamentada através da Lei nº. ... 8662, de 07 de junho de 1993.