Como mostrou-se, o tamanho de um átomo ao longo de um período aumenta da direita para a esquerda, portanto, a atração do núcleo sobre os elétrons de valência aumentará da esquerda para a direita. ... A sucessiva remoção de elétrons diminui o tamanho dos íons e consequentemente aumenta a energia de ionização”4.
Dentre os elementos que precisam de menos energia de ionização estão os metais alcalinos, por exemplo, o potássio. Os gases nobres, em geral, são aqueles que requerem uma energia de ionização mais alta, por exemplo, o argônio.
Oi Vinícius. Na tabela periódica os elementos químicos com energias de ionização mais altas são os pertencentes ao grupo dos Gases Nobres (ou família 8A ou zero). A justificativa é pelos fatos: - os valores de ionização é feita de ordem crescente de baixo para cima, e da esquerda para direita na tabela periódica.
quanto mais próximos do núcleo estiverem os elétrons da última camada, maior e a atração do núcleo sobre eles e, portanto, mais difícil é removê-los do átomo. assim: num período ou num grupo, a energia de ionização será tanto maior quanto menor for o raio atômico.
Isso significa que os maiores valores para a energia de ionização são dos elementos situados próximos ao Hélio, ou seja, na parte superior à direita da Tabela Periódica. Por outro lado, os menores valores são dos elementos situados próximos ao césio, na parte inferior à esquerda da Tabela Periódica.
Resposta. Resposta: Alternativa “a”. Explicação: Quanto menor o tamanho do átomo, maior a energia de ionização.
bromo
IV. Ordem crescente de potencial de ionização. Ao longo dos períodos, o potencial de ionização cresce à medida que o número atômico aumenta, ou seja, da esquerda para a direita.
a) At < I < Br < Cl < F. e) Visto que pertencem a mesma família, a eletronegatividade de todos esses elementos é a mesma. ...
Também possuem maiores energias de ionização, esta ligada diretamente ao raio atômico que, em gases nobres, o diâmetro entre a última camada de valência ao núcleo do átomo é menor, consequentemente à medida que aumenta o período da família 8A, isto é, descendo a Tabela Periódica, a energia de ionização diminui.