Surpreendentemente, as respostas de mais de 1900 voluntários de São Paulo, demonstraram que as aves da capital começam a cantar em média 5 horas antes que seus parentes do interior. Além disso, os Sabiás do interior cantam – pela última vez no dia -, em média, 4 horas antes dos da capital.
Às vezes elas dormem com um hemisfério cerebral acordado e outras vezes dormem nos dois hemisférios. Mesmo assim conseguem manter o controle aerodinâmico. Sebastián Cruz, um biólogo equatoriano especializado em aves marinhas, é coautor do estudo.
Geralmente os pombos dormem sentados em um ninho ou em um sofá, as patas dobradas e a cabeça escondida sob a asa.
Seu habitat natural são as áreas rochosas, geralmente nas costas. Em sua forma domesticada, o pombo selvagem tem sido amplamente introduzido em outros lugares, e é comum em grande parte do mundo, especialmente nas cidades.
Os pombos domésticos (pombo-comum, também chamado de Columba livia) sobrevivem a diferentes ambientes porque são espécies que desenvolveram grande capacidade de adaptação ao longo de sua evolução.
Alimento. Pombos domesticados e selvagens preferem comer grãos e sementes. Pombos selvagens também comem migalhas de pão, pipoca e outros restos de comida humana.
Os pombos (Columba livia) são originários da Ásia Ocidental. Eles foram trazidos para o Brasil no início do século XIX por ordem de Dom João VI com o objetivo de enfeitar as cidades, provavelmente tendo como inspiração a presença destas aves em cidades européias, como Veneza.
- São pássaros resistentes e podem voar centenas de quilômetros. O pombo-correio pode ser domesticado para levar correspondências a quilômetros de distância. ... Os pombos urbanos, alimentam-se também de restos de alimentos que são jogados nas ruas (farelo de pão, feijão, arroz etc.).
As pombas têm corpo roliço, pescoço curto, cabeça pequena e asas longas. Elas podem medir de 15 a 84 centímetros de comprimento. A maioria é cinza, marrom, preta ou branca. Elas conseguem voar por longas distâncias.
Como sinal de acasalamento, os pombos bicam-se mutuamente. A partir daí, são um casal. A parada nupcial consiste em o macho dançar para agradar à fêmea. Quando a fêmea põe os ovos, estes são chocados por ambos para dar origem a novas crias.
A reprodução dos pombos ocorre de quatro a cinco vezes por ano. Após a postura, os ovos levam 18 dias para eclodir e, regularmente, nasce um casal por vez. A fêmea se encarrega de chocar os ovos à noite e o macho, durante o dia.