Entre as semelhanças podemos apontar que nos dois processos históricos houve considerável mudança do ambiente geográfico - de modo que áreas que até então eram menos habitadas, como os centros urbanos, cresceram rapidamente, havendo o êxodo rural - e a mudança da estrutura econômica dos países em que ocorreram.
Resposta. Resposta: 1) Foi a terceira revolução industrial. A criação de máquinas, robôs, bem como demais tecnologias, transformando o processo produtivo como em todo.
De uma forma geral, o início do século XXI foi caracterizado por uma época de prosperidade na Europa e nos Estados Unidos seguidos de uma forte recessão, que teve início em 2008, pela Primavera Árabe no norte da África, pelo rápido crescimento da economia da República Popular da China, que se tornou a segunda maior ...
Essa é a mesma lógica seguida na contagem dos séculos e milênios. O século XXI começou no início do ano 2001, o século XX foi do início de 1901 ao fim de 2000, e assim será no próximo.
É fundamental se observar que um século começa no início de um ano 01 e termina no 00 — por exemplo, o século XX começou em 1º de janeiro de 1901 e terminou em 31 de dezembro de 2000 e o século XXI (atual) começou em 1º de janeiro de 2001 e terminará em 31 de dezembro de 2100.
31 de dezembro de 2100
A divisão do tempo em séculos é representada em algarismos romanos e não em algarismos arábicos. Pela divisão em séculos o período entre o ano 1 e o ano 100 correspondem ao século I. O período entre o ano 101 e o ano 200 pertencem ao século II, e assim por diante.
Todos nós sabemos que os anos começaram a ser contados a partir do nascimento de Cristo, dividindo a história da humanidade em antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.). ... A fonte cronológica relativa ao ano de nascimento de Cristo é uma passagem do Evangelho de Lucas (2, 1-2):
1 d.C.
O ano 1 marca o nascimento de Cristo (ainda que a data esteja errada…)
Sendo um período de cem anos iniciado em 1º de janeiro de 1 e terminado em 31 de dezembro de 100 que se notabilizou pelo nascimento de Jesus Cristo, o surgimento do Cristianismo, e consequentemente da Igreja católica, e o auge do Império Romano. e a primeira guerra judaico-romana e o Grande incêndio de Roma.
1 de janeiro de 1901
Segundo ele, o século XX foi marcado como a Era dos Extremos devido aos acontecimentos drásticos que vão marcar o período como um todo: Primeira Guerra Mundial, Crise de 1929, ascensão dos nazifascismos, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, fragmentação da União Soviética etc.
O Século XX foi um século permeado por guerras, em todas as suas décadas, mas as duas guerras mundiais marcaram-no profundamente. Certos autores dizem que, a despeito do calendário comum, o século XX começou, de fato, em 1914. Essa afirmação explicita o impacto histórico da Primeira Guerra Mundial.
Nesses termos, pode se referir à:
A população brasileira, no início do século XX era composta, de um modo geral, por uma elite que detinha o poder político, uma classe média urbana e pelos sertanejos. Havia ainda os emigrantes europeus e japoneses que, no início do século, afluíram ao Brasil em grande número.
Entre o início e a metade do século 19, nossa sociedade ainda era caracterizada de um lado pelo elite dominante:larifundarios, escravocrata e grandes comerciantes...do outro, pela massa de pobres camponeses e escravos... quase não havia classe média.