22 letras
Dicas
O alfabeto hebraico é composto por 22 letras. Praticamente todas as letras hebraicas são consoantes, já que as vogais são os sinais (pontinhos e tracinhos) que normalmente estão embaixo das letras (se chamam nikud ניקוד em hebraico, ou sinais massoréticos).
No geral, quando a palavra termina em uma letra que não é Alef, Hei, Vav ou Yud, é bem provável que não tenha vogal no fim, só a consoante fechada mesmo. Letra que não é seguida de Yud nem de Vav: provavelmente é vocalizada com A ou E ou não tem vogal nenhuma.
Como não existe o caracter "w" em hebraico e o mais próximo a ele poderia ser o "v" (Vav), escrever vvv não equivaleria, como sugerem os leigos, ao número 666 e sim a 3x6=18 (o Chai, a soma dos 2 caracteres da palavra "vida" em hebraico). Portanto, repetindo, em hebraico, vav+vav+vav significa vida (18)!
Nomes das letras e representações fonéticas
As letras hebraicas que regem o mês de Touro são o Pei, que controla o planeta Vênus, e o Vav, ligado ao signo de Touro. ... É interessante notar que entre as letras dos doze meses do ano, somente no mês de Touro as letras permanecem as mesmas pelo código "atbash".
Para efetuar os cálculos, a numerologia judaica atribui um valor numérico a cada uma das 22 letras do alfabeto hebraico: as primeiras 9 valem de 1 a 9; as 9 seguintes, de 10 a 90; e as restantes, 100, 200, 300 e 400 (veja tabela na página ao lado).
Atribua a cada letra um dígito de um 1 a 9. Por exemplo, o B vai ser um "2", o C vai se um "3", etc.. Ao chegar na letra I, ou seja, a nona letra, volte ao número 1 e continue com as demais letras do alfabeto.
Cada letra recebe o valor de acordo com o lugar que ocupa no alfabeto. As letras A; B; C; D; E; J; K; L; M; N; e X recebem o mesmo valor nas duas tabelas. Observações: Na tabela Caldeu nenhuma letra vale 9.
Em hebraico há cinco letras "sofit" (finais), ou seja, que são escritas de forma diferente quando aparecem no final da palavra. Somente a escrita é alterada, enquanto o som continua o mesmo: "Chaf", "Mem", "Nun", "Fe" e "Tsade".
O J é um dos exemplos mais característicos: originalmente sequer existe no hebraico. Ainda tem um som em português, outro som em espanhol, outro som em inglês… Então como transliterar a letra J para o hebraico?
Tau
A origem do alfabeto tem início com o surgimento dos primeiros símbolos, durante a Idade Antiga, tais como a escrita cuneiforme da civilização mesopotâmica e os hieróglifos dos egípcios. Os símbolos consistiam em ideogramas e pictogramas, formado por desenhos representativos de objetos.
De acordo com as lendas gregas transmitidas pelo historiador Heródoto, o alfabeto teria sido levado da Fenícia para a Grécia por Cadmo. As letras do alfabeto grego eram as mesmas do alfabeto fenício, e ambos eram organizados na mesma ordem.
Das 26 letras etruscas, os romanos adotaram 20: A, B, C, D, E, Z, H, I, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, V, X.
O alfabeto oficial da língua portuguesa é o latino ou romano. ... O alfabeto português é formado por 26 letras. As formas maiúsculas são: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y, Z.
Este, que antes se compunha de 23 letras, agora se compõe de 26 letras. As letras “K”, “W” e “Y”, usadas em apenas alguns casos, oficialmente, são tidas como elementos constituintes do alfabeto pertencente à língua materna.