"A tendência pedagógica tecnicista surgiu no Brasil por volta da década de 1950. De forma progressiva, ganhou espaço até ser implantada na década de 1960, momento em que se iniciava, no Brasil, a Ditadura Militar" (MENDONÇA e CORDEIRO, 2019, p. 65).
O tecnicismo enquanto movimento surgiu nos Estados Unidos durante a segunda metade do século XX e no Brasil a partir do golpe militar em 1964, influenciado principalmente pelas correntes positivista de Comte e behaviorista de Skinner (GARCIA, 2005).
“A pedagogia é uma ciência teórico-prática que estuda o processo de mediação que permite a passagem dos educadores de uma inserção acrítica e inintencional no âmbito da sociedade a uma inserção crítica e intencional”. ... II – A pedagogia pode ser encarada como uma área que “ensina a ser profissional da educação”.
O curso de Pedagogia tem como missão criar, desenvolver, sistematizar e difundir conhecimentos na área de educação com o objetivo de responder às necessidades do homem e da sociedade contemporânea.
Ao mesmo tempo em que forma professores, a Pedagogia prepara pessoas capazes de compreender e colaborar para a melhoria da qualidade em que se desenvolve a educação na realidade brasileira, envolvidos e compromissados com uma formação da idéia de transformação social.
A Pedagogia forma profissionais que trabalham com educação e aprendizagem. ... A faculdade de Pedagogia prepara o estudante para lidar com diversas situações de aprendizagem em escolas ou em ambientes como hospitais, presídios, locais de trabalho, etc.
O pedagogo que atua com a educação especial é responsável por desenvolver e aplicar ações pedagógicas, metodologias, materiais didáticos e aulas específicas voltadas à integração de estudantes com necessidades especiais no ambiente de aprendizado.
O Curso de Pedagogia A habilitação mais comum é a licenciatura, mas é possível também encontrar cursos superiores de Pedagogia em grau de bacharelado.
Pedagogia: o curso de Pedagogia é um curso superior de graduação, na modalidade de licenciatura e tem como finalidade formar professores para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano). É aquele professor que assume integralmente o currículo da série.
Ou seja, tanto um pedagogo quanto um professor formado no magistério de nível médio estão autorizados a dar aulas de Arte e Educação Física para os seus alunos. Contudo, esses profissionais não podem atuar com turmas do 6º ano em diante nem no Ensino Médio.
Segundo a legislação vigente são considerados habilitados para o exercício do magistério público para o Ensino Religioso, os portadores de diploma em qualquer ano do ensino fundamental: Os portadores de licenciatura em ciências da religião; os licenciados em pedagogia, com habilitação para o magistério de 1º a 4º ano ...
Para dar aulas de ensino religioso na rede estadual, o professor precisa ser aprovado em concurso público em teologia ou ciências da religião. "O currículo do ensino religioso é baseado na religiosidade humana e valores fundamentais universais, portanto, laico", diz a secretaria.
Em quais áreas o Pedagogo pode atuar?
O profissional pode dar aula no ensino superior ou para a educação básica de ensinamento religioso. ... Por exemplo, um teólogo com diploma de uma faculdade católica, geralmente irá dar aula de ensino religioso em colégios católicos.
Além das religiões, o profissional da Teologia também estuda Ciências Humanas como Sociologia, Antropologia e Psicologia. Com isso, está capacitado a trabalhar na área social. O teólogo pode desenvolver trabalhos em ONGs ou instituições filantrópicas.