“Alguns dos hormônios têm liberação o dia inteiro. Alguns hormônios são liberados mais de manhã, como o cortisol. E o GH é liberado mais a noite, durante o sono”, explica Beatriz.
A somatotrofina (GH), ou hormônio do crescimento, é produzida pela hipófise e sua função é estimular o crescimento dos tecidos. A deficiência de GH pode provocar o nanismo.
Embora o ganho de altura seja o efeito melhor conhecido do GH, o hormônio também assiste muitas outras funções metabólicas. O GH aumenta a retenção de cálcio e aumenta a mineralização dos ossos; aumenta a massa muscular; induz a síntese de proteínas e o crescimento de vários órgãos do corpo.
1 - A sigla GH (Growth Hormone) se refere ao hormônio do crescimento. O GH é produzido pela glândula hipófise, situada na base do crânio, e está presente em todas as pessoas normais. É indispensável durante o período de crescimento e sem ele a estatura adulta normal não pode ser alcançada.
Além de atuar no metabolismo das proteínas, o GH atua no metabolismo de gorduras, aumentando a utilização das mesmas como fonte energética. Ou seja, ele estimula a lipólise. O que o GH faz é liberar os ácidos graxos presentes no tecido adiposo.
O tratamento com GH é feito através de injeções diárias, aplicadas ao deitar, por via subcutânea (isto é, na gordura) nas coxas, braços, nádegas ou abdome. Não existem preparações em formas de comprimidos, sprays, supositórios ou adesivos.
Forma de aumentar o nível de HGH #2 – Praticar Jejum Intermitente. Forma de aumentar o nível de HGH #3 – Consumir Suplementos de Arginina. Forma de aumentar o nível de HGH #4 – Reduzir A Ingestão de Carboidratos Refinados. Forma de aumentar o nível de HGH #5 – Não Comer Muito Antes de Dormir.
Os níveis mais baixos de estradiol são normalmente indicativos da síndrome de Turner, alteração no funcionamento da hipófise ou menopausa, além de também poder ser notado quando há alterações no funcionamento do ovário ou a mulher possui a síndrome do ovário policístico.