Quando O Homem Deve Tomar Testosterona?

Quando o homem deve tomar testosterona

A reposição de testosterona, também conhecida como reposição hormonal masculina, é indicada para tratamento da andropausa, um distúrbio hormonal natural que surge no homem a partir dos 40 anos e que é caracterizado pela baixa produção de testosterona, causando diminuição da libido, irritabilidade e ganho de peso. Conheça os principais sintomas de andropausa.

Testosterona diminui com a idade

Além disso, em caso de testosterona baixa, meninos durante a puberdade podem não ter um desenvolvimento completo das características masculinas, como crescimento de pelos no rosto e engrossamento da voz.

Quando a testosterona está baixa, é comum surgirem sintomas como diminuição da libido, perda de pelos no corpo, alterações do humor, queda da concentração, redução da massa muscular e desempenho físico. Conheça outros sintomas de testosterona baixa. 

A reposição hormonal precisa ser iniciada no máximo em até dez anos após o início da menopausa ou até os 60 anos de idade, o que ocorrer primeiro. Depois disso, se a mulher ainda não faz uso de hormônios, os benefícios deste tipo de tratamento são menores que os riscos, então a TRH não é mais indicada.

Com qual idade iniciamos a reposição Hormonal masculina?

Com qual idade iniciamos a reposição Hormonal masculina?

É importante fazer exames de sangue periódicos para medir os níveis de testosterona livre e de testosterona total, que inclui também a testosterona ligada à proteínas que está indisponível no organismo. 

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

O que acontece se eu começar a tomar testosterona?

A suplementação de testosterona é indicada somente em caso de síndrome da deficiência androgênica ou quando os ovários param de funcionar devido ao câncer de ovário, por exemplo.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

A reposição hormonal masculina é uma terapia segura que pode trazer ótimos benefícios para quem possui sintomas relacionados aos baixos níveis de testosterona. Com acompanhamento médico adequado, em poucos dias o paciente já poderá voltar a uma vida normal. Uma boa alimentação e exercícios físicos rotineiros também podem ser úteis na hora de elevar os níveis de testosterona de forma natural.

Possíveis efeitos colaterais

Possíveis efeitos colaterais

A testosterona é considerada um dos hormônios sexuais mais importantes para o homem, sendo responsável pelas principais alterações corporais que acontecem durante a puberdade. Conheça as principais mudanças no corpo da puberdade masculina.

É importante que o resultado do exame seja avaliado pelo médico, já que os valores de testosterona podem variar de acordo com a idade e fase do ciclo menstrual, no caso das mulheres.

O exame que mede a testosterona é a dosagem de testosterona total e livre, que normalmente é pedido pelo endocrinologista, urologista ou ginecologista, em caso de suspeita de alterações nos níveis deste hormônio.

Qual a idade para tomar testosterona?

Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração. Há várias fórmulas que o podem ajudar a fazer subir os níveis desta hormona. Mas, atenção, deve consultar sempre o seu médico para não ter um efeito contraproducente.

No entanto, especialmente em mulheres que fazem reposição de testosterona, o nível desse hormônio pode aumentar bastante, causando efeitos no corpo, como aumento da massa muscular, engrossamento da voz, aumento do tamanho do clítoris e diminuição do tamanho das mamas. Veja mais efeitos da testosterona feminina.

Os níveis de testosterona normalmente começam a diminuir a partir dos 30 anos, porém nem todo homem precisa fazer reposição hormonal e, por isso, é importante consultar o urologista para que sejam avaliados os sintomas e os níveis de testosterona, de forma a definir se será iniciado o tratamento para a andropausa ou não.

Reposição hormonal masculina-Riscos e benefícios da testosterona

Geralmente, num primeiro momento, consulta-se o médico urologista para entender as origens dos níveis baixos de testosterona, se existem doenças relacionadas ou não. Após essa primeira consulta, você pode consultar o endocrinologista também.

O principal remédio natural com o objetivo de realizar a reposição hormonal masculina seria o Tribulus Terrestris. De fato, esse fitoterápico afeta a produção de testosterona em ratos, por exemplo, mas em humanos, as pesquisas são inconclusivas.

Intersexualidade no nascimento divide especialistas | Drauzio News #42

A reposição de hormônios ajuda a aumentar o interesse sexual, a massa muscular e a densidade óssea. Também pode gerar problemas de concentração e memória, além de desorientação espacial; A reposição hormonal masculina deve ser feita com as finalidades bem observadas e sem abusos.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Além disso, existem alimentos e hábitos que podem estimular a produção de testosterona no corpo. Mas, caso a deficiência seja muito grande, a reposição com hormônios pode ser a melhor opção. 

Quando o homem deve fazer reposição hormonal?

A Terapia de Reposição Hormonal Masculina deve ser indicada para todos os homens que apresentam os sintomas de queda hormonal e que não apresentem contraindicações para seu uso. Ela pode ser administrada através de gel, adesivos cutâneos ou injeções.

O que tomar para regular os hormônios masculinos?

Realizar atividade física regularmente e seguir uma dieta saudável, rica em alimentos que ajudam na regulação hormonal, como brócolis, linhaça, frutas secas e figo, pode contribuir para a prevenção da deficiência androgênica.

Quais os riscos de fazer reposição hormonal?

Entre esses estão acidente vascular cerebral (AVC), alterações do sono, da memória, depressão, diabetes mellitus tipo 2 (DM2), disfunção sexual, aumento do risco cardiovascular e de tromboembolismo venoso, fogachos, incontinência urinária, atrofia vaginal e redução da massa muscular e óssea1.

Quais os benefícios de tomar hormônio feminino?

Contemple os benefícios da reposição hormonal

  • diminui o fogacho, que são as ondas de calor que perturbam durante o dia;
  • alivia os picos de suores noturnos;
  • proporciona a qualidade do sono, resolvendo a insônia;
  • age de forma preventiva, evitando a perda óssea que leva à osteoporose;
  • ameniza a irritabilidade;