O serviço dos Correios teve início em 1663, quando nem governo o país tinha. Na verdade, nem éramos um país. Fundado no Rio de Janeiro, com sua primeira filial em Salvador, capital na época, os Correios foram aumentando de tamanho muito rapidamente, devido à grande demanda por comunicação em uma região continental como era, e ainda é, o Brasil.
O órgão regulador que integra o Sistema Nacional de Correios é a Agência Nacional de Serviços de Correios, instituída nos termos do Livro III desta Lei, encarregada da regulação, da normatização, do disciplinamento, do controle e da fiscalização dos serviços de correios e dos operadores, doravante denominada Agência.
8 de Abril – Dia do Correio. Desde os tempos remotos as pessoas já trocavam informações, com a escrita as pessoas passaram a intercambiar recados, notas, bilhetes e principalmente cartas para longas distâncias dando origem aos serviços postais.
Porém, em 2017, a empresa voltou a dar um grande lucro. Mesmo com essa recuperação, o Ministro da Economia Paulo Guedes, insistiu na possibilidade de privatização. Em 2019, foi proposto um programa de desligamento voluntário de funcionários. Era, de forma mais visível e explícita, o início do fim.
Os primórdios dos serviços postais no Brasil Colônia reportam-se a Portugal e à sua atuação neste novo território. As cartas eram o único meio de comunicação à longa distância e foram muito utilizadas desde os primeiros passos do processo de colonização, dependendo inicialmente da atuação de particulares. Os serviços postais oficiais chegaram com os assistentes do Correio-Mor das Cartas do Mar. Com o lento povoamento do interior, acelerado depois da descoberta das minas de ouro, os novos fluxos de negócios exigiam que esses serviços fossem levados para as novas fronteiras de povoamento. A coroa lusitana, entretanto, interessada em controlar as informações sobre as riquezas da colônia, proibiu a atuação do Correio-Mor no interior do país a partir de 1730. Esses fatos levaram a experiências de criação das primeiras linhas de transporte postal organizadas pelos representantes do estado português, ainda que de uma forma embrionária.
O primeiro serviço organizado de correspondência, que pode ser considerado como postal, remonta a 2400 anos antes de Cristo. Surgiu no Antigo Egito, quando os faraós usavam mensageiros para a entregar decretos em todo o território do Estado.
A comunicação era feita por cartas, telegramas, telégrafos ou jornais impressos. Essas informações, por vezes, levavam dias para chegar. Saibam que, em períodos de guerra, o carro dos correios tinha prioridade em relação ao carro de bombeiros e até ambulância.
É possível fazer uma reclamação, no site dos Correios, sobre uma entrega atrasada. No setor de fale conosco da empresa, o remetente ou o destinatário podem apresentar uma queixa sobre a inconformidade na entrega do objeto postado.
A palavra correio vem do espanhol “correo”, cuja origem é o latim “currere”, que quer dizer deslocar-se rapidamente, viajar. O significado original do substantivo masculino indicava a pessoa responsável por entregar correspondências, o mensageiro.
O primeiro serviço organizado de correspondência, que pode ser considerado como postal, remonta a 2400 anos antes de Cristo. Surgiu no Antigo Egito, quando os faraós usavam mensageiros para a entregar decretos em todo o território do Estado.
Na Pérsia antiga, em 500 a.C., surgiu o primeiro “correio” eficiente do mundo. Havia centenas de estações espalhadas por todo o reinado e os mensageiros montados a cavalo iam de uma a outra levando mensagens.
Hoje os Correios possuem 6,3 mil agências próprias, além de 4,3 mil comunitárias, 1 mil franqueadas e 127 permissionárias sendo a única marca presente, sem exceção, em todos os municípios brasileiros.
Os Correios funcionam também como banco postal que, segundo a empresa, atende “milhares de pessoas, que antes tinham que se deslocar para uma cidade vizinha para realizar uma simples operação bancária, agora contam com a comodidade de tudo poder ser feito na própria cidade onde moram”.
A princípio, os Correios eram responsáveis pela circulação de ordens oficiais dos Governadores Gerais do Brasil para chefes de província. Mas, aos poucos, o serviço, que ajudou a mapear os logradouros pelo Brasil, amplia suas ações e passa a levar pequenas encomendas, telegramas não oficiais e até mesmo ordens judiciais e outros editais. Ninguém conhece o povo brasileiro como um carteiro dos Correios.
O Correio do Brasil é um jornal diário brasileiro, fundado na internet, em 1 de janeiro de 2000, pelo jornalista Gilberto de Souza, no Rio de Janeiro, onde circula nas versões impressa, para assinantes, e online.
Basta fornecer o endereço e CEP da agência mais próxima para retirar o SEDEX ou PAC. Atenção, o CEP da agência indicada deve ser o específico para o serviço de Clique e Retire. O Clique e Retire não cobra valor adicional pelo serviço, são 6 mil agências espalhadas no Brasil.
Os Correios iniciaram-se no Brasil em 25 de janeiro 1663 junto com a criação do Correio-Mor, e em dezembro de 1931 os Correios fez uma fusão com os telégrafos. ... O primeiro registro de práticas dos Correios foi a carta enviada por Pedro Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, relatando sobre a descoberta do Brasil.
O transcorrer da história dos Correios em terras brasileiras corresponde à transformação histórica do próprio país, razão pela qual os principais fatos ligados à implantação e ao aperfeiçoamento dos serviços postais fornecem um panorama do próprio desenvolvimento histórico brasileiro. Nesses séculos, a trajetória dos Correios está intimamente ligada à evolução da administração pública e da tecnologia em nosso país.