Em alguns momentos, devido à falta do hábito de escovar os dentes, é até que comum que algumas pessoas sintam um gosto de podre na boca.
Além disso, a esofagite pode acontecer como consequência da bulimia, em que pode haver inflamação do esôfago devido aos vômitos frequentes, ou ser devido à hérnia de hiato, que é uma bolsinha que pode ser formada quando uma porção do estômago passa por um orifício denominado hiato. Entenda o que é a hérnia de hiato
De tal maneira, a primeiro momento o paciente pode realizar um autoexame caseiro com o intuito de analisar se é uma condição relacionada à um dente.
Em alguns casos, o sabor de sangue na boca pode ser causado por fatores externos, como alimentos ou medicamentos. Nesses casos, o médico pode sugerir uma mudança na dieta ou no uso de medicamentos.
De acordo com a gravidade e progressão dos sintomas, a esofagite pode ser classificada em erosiva ou não erosiva, o que diz respeito ao surgimento de lesões no esôfago que podem aparecer caso a inflamação não seja identificada e tratada corretamente. Normalmente a esofagite erosiva acontece em casos mais crônicos de inflamação. Conheça mais sobre a esofagite erosiva.
Se o sabor de sangue na boca estiver relacionado a problemas no estômago, pode solicitar uma endoscopia ou outros exames para avaliar o trato gastrointestinal. Se, no entanto, estiver relacionado à sinusite, o médico pode realizar uma avaliação das vias aéreas superiores e solicitar exames de imagem, como tomografias.
E dentre eles, o principal é o refluxo, uma doença do sistema digestivo que faz os ácidos produzidos pelo estômago voltarem pelo esôfago.
Independente do tipo da esofagite, a doença deve ser tratada de acordo com a recomendação do médico, podendo ser indicado fazer uso de medicamentos que diminuem a acidez do estômago, por exemplo. A esofagite tem cura quando a pessoa segue as recomendações médicas e seguindo uma alimentação adequada.
Outros sintomas comuns da sinusite incluem dor facial, dor de cabeça, congestão nasal, coriza, tosse, fadiga e febre. O tratamento da sinusite pode incluir o uso de descongestionantes, corticosteroides e/ou antibióticos, dependendo da causa e gravidade da inflamação. Em alguns casos, é necessário realizar procedimentos para drenar o muco acumulado nos seios da face.
É importante buscar avaliação médica caso o gosto de sangue na boca persista ou esteja acompanhado de outros sintomas, para identificar a causa e iniciar o tratamento adequado.
Os sintomas de esofagite costumam piorar após a refeição, sendo bastante desconfortáveis. Na presença de sinais e sintomas de esofagite, é importante que o gastroenterologista seja consultado.
A secreção esbranquiçada, por exemplo, indica alergias, inflamações ou infecções. Caso o tom seja amarelado, é mais indicativo de um processo bacteriano, como a sinusite. Já se houver presença de sangue, significa muito esforço para escarrar ou evolução para certas doenças, como pneumonia e tuberculose.
Agora você sabe mais sobre o gosto de podre na boca, e então pode tomar os devidos cuidados para isso não acontecer. Mas nunca se esqueça: se preciso, agende uma consulta com dentista o mais breve possível.
É importante que a mulher grávida informe seu médico sobre qualquer sintoma novo ou incomum, incluindo o gosto de sangue na boca, para que o médico possa avaliar e determinar se é necessário algum tratamento adicional.
Sentir gosto de sangue na boca pode ser um indicativo de várias questões de saúde sobre seu corpo. Diversos fatores podem influenciar na percepção do paladar, dos mais simples aos mais complexos.
Os remédios caseiros para mau hálito como o chá de cravo-da-índia, folhas de salsinha ou extrato de própolis, por exemplo, possuem ação antibacteriana e refrescante, ajudando a eliminar as bactérias na boca que produzem compostos de enxofre que levam ao desenvolvimento de cárie, gengivite ou periodontite que causam o …
Utilize água morna e sal e faça gargarejos na garganta, pois a mistura ajuda a dissolver o muco. Mas lembre-se de jamais engolir o líquido, já que ele desidrata e pode piorar esse excesso de catarro.
O consumo excessivo de bebida alcoólica pode causar uma sensação de gosto de sangue na boca.