Escada enclausurada protegida é um dos tipos de escadas de emergência que são usadas em edificações. Ela deve ser protegida do entorno por paredes corta-fogo com resistência mínima de duas horas, ter aberturas para ventilação, entre outras normas determinadas na legislação do Corpo de Bombeiros de casa estado.
A estrutura do guarda-corpo e corrimão será feita com montantes verticais espaçados a no máximo 90 cm (dependendo das condições do local), produzidos com tubos de 2”de diâmetro, 3,00 mm de espessura, com massa de 4,45 kg por metro e altura conforme projeto.
Quando utilizar uma escada pressurizada e quando utilizar a escada enclausurada? em edifpicios com mais de 15 pav pode usar a escada com ventilação permanente? essa ventilação permanente pode ser instalada na parede lateral da escada?
A escada de emergência é a principal forma de evacuação de um edifício em caso de emergência. Existem seis tipos de escadas: comum ou não enclausurada, protegida, enclausurada, enclausurada à prova de fumaça, pressurizada e externa. A quantidade e nome pode variar de acordo com cada estado.
Escadas Enclausuradas Protegidas (EP) Esse tipo de escadas é comumente utilizado em edificações residenciais e comerciais com altura entre 12 e 30 metros. Nessa tipologia, os lances da escada são protegidos por paredes resistentes a, no mínimo, 2 horas de fogo contínuo.
A escada à prova de fumaça pressurizada (PFP) tem o seu princípio de funcionamento semelhante à escada à prova de fumaça comum, ou seja, o importante aqui é manter a fumaça do lado de fora! No entanto, nesse caso específico, em vez de se valer das antecâmaras para esse fim, a escada conta com um sistema que bombeia ar, através de um compressor, para seu interior. Dessa maneira, a pressão interna fica constantemente superior à externa, impedindo a fumaça de entrar quando as portas são abertas.
Além de paredes resistentes ao fogo e portas corta-fogo ela necessita uma antecâmara com uma abertura para o duto de extração de fumaça. O duto inicia no pavimento mais baixo atendido e termina acima da cobertura, possibilitando a saída da fumaça.
Nessa etapa, definiremos o tipo de ocupação da edificação. Essa classificação é feita a partir de grupos designados por letras do alfabeto (A até M). O que define o grupo de ocupação é o tipo de atividade que é conduzida em cada edifício. A definição dos grupos e dos subgrupos é feita utilizando-se o Anexo A da IT-09 do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Uma vez feita essa definição, consulta-se a Tabela 04 da IT-8, para se calcular a população e a capacidade das rotas de fuga.
Esse tipo de vidro é um pouco mais caro do que o temperado, mas o seu uso é mais indicado em determinadas situações. O vidro laminado tem menos resistência a impactos frontais se comparado com o vidro temperado.
Veja também: As 7 Etapas de um Projeto de Arquitetura – da Primeira Reunião Até o Final da Obra
Duto de pressurização – inicia na sala de pressurização e vai até o último pavimento pressurizado, ele é ligado ao corpo da escada através de aberturas que podem ter o seu tamanho variável através dos pavimentos para equalizar a pressão em todo o corpo da escada, sua dimensão é variável de acordo com o cálculo.
Essa escada deve ser protegida no seu entorno por paredes com resistência mínima de duas horas e deve possuir a porta corta-fogo em sua ligação com o edifício – o tempo varia de acordo com a normativa local.
As diferenças vão desde o nome das escadas até parâmetros de exigência para cada uma. O tipo de escada também varia de acordo com a altura e o uso da edificação (comercial, residencial, escolar, pública, industrial, entre outros).
Nesse tipo de escada é obrigatório o sistema de portinholas com alívio de pressão automático em caso de defeito no sistema. Na maioria dos estados também é obrigatória a instalação de um gerador de emergência, para em caso de corte de energia o sistema mecânico continue em funcionamento.
Assim como a escada anterior aqui temos uma boa variedade de nomes para esta escada. Ela necessita uma antecâmara com duas aberturas, uma abertura para o duto de extração de fumaça e outra abertura para o duto de ventilação.
Ela necessita uma antecâmara com a abertura da ventilação diretamente para o exterior. Essa abertura tem distância das demais aberturas da edificação que variam de estado para estado, da altura da edificação e utilização ou não de sprinklers.
Essas escadas podem substituir qualquer uma das citadas anteriormente, em qualquer tipo de edificação, e são instaladas do lado de fora, nas fachadas das edificações. Por suas características construtivas, são comumente adotadas nos casos de adaptação ou adequação de edifícios existentes, quando não é possível construir novas escadas no corpo dos mesmos.
Escada enclausurada Os degraus deverão ser feitos em concreto ou material de equivalente resistência ao fogo. A escada enclausurada deverá possuir antecâmara ventilada por um duto de extração de fumaça (DEF) através de abertura na parte superior para facilitar a saída da fumaça.
A NBR 9050:2020 é a norma intitulada como Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Neste artigo, falaremos sobre pontos de destaque de mais algumas importantes seções da Norma de Acessibilidade: o projeto de rampas e escadas, incluindo corrimãos e guarda-corpos.