Não espere que a outra pessoa dê mais do que pode oferecer.
A amizade que acaba nunca principiou. As más companhias são como um mercado de peixe; acabamos por nos acostumar ao mau cheiro. Quando a amizade está na escuridão, a ponto de acabar. Tenha certeza que ainda há uma luz escondida na saudade que ficou.
Outro sinal de uma amizade tóxica é se você se sentir fisicamente ou emocionalmente inseguro. Suponha que um amigo seja muito crítico, tentando mudar quem você é, dando conselhos não solicitados ou fazendo comentários sarcásticos. Então, isso vai afetar sua saúde mental e é um motivo para se afastar.
O fim de uma amizade que foi significativa para nós dói tanto quanto perder um amor. Isso ocorre porque perdemos um apoio emocional, porque deixamos ir um pedaço de nós que nos dava alegria, que nos dava apoio… Não é fácil virar a página. Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.
Preste atenção à postura da pessoa quando ela estiver por perto.
Quem nunca achou que certa pessoa seria sua amiga para sempre, independente das circunstâncias e as surpresas da vida? Pois é, o maior baque é quando não é bem assim... Ganhe força para lidar com essa situação com as nossas frases.
Infelizmente, distrair-se não o ajudará a se curar. “Os sentimentos precisam ser sentidos para que sejam resolvidos”, diz Nastasi. “Quando não os sentimos, eles sentam, apodrecem e crescem, até que, eventualmente, escoam de outras maneiras.”
Dê um tempo a si mesmo para superar esse luto causado pela perda do seu melhor amigo da forma mais natural possível. Durante o processo, tente manter a sua rotina normal. Faça exercícios todos os dias e converse com amigos e com a família para ajudá-lo a se sentir melhor. Conversar com um psicólogo também pode ajudar.
"Achar que ninguém gosta de você" pode estar relacionado com diferentes quadros clínicos, incluindo quadros de ansiedade, porém você tem duas opções, uma delas é explicar em que situações isso acontece; ou então buscar diretamente um psicólogo para tratar dessas interpretações.
Lembre-se de que, depois, pode ser muito difícil terminar uma amizade (ainda que, em lugar de ajudá-lo a crescer, ela faça com que regrida). Você não deve sentir vergonha de se afastar das pessoas que não lhe fazem bem. No final das contas, as pessoas mudam e você pode se encontrar em um caminho muito diferente do das suas amizades.
Certifique-se de fazer tudo isso em um lugar de amor e respeito, sem chamar atenção para isso. O objetivo deste exercício é evitar ficar obcecado com a atividade deles, criando histórias em sua cabeça e se torturando com incógnitas. Quando você se desconecta, você se dá espaço e se cura.
Reconheça suas próprias falhas na amizade e lembre-se também do que você fez e do que não gostou – para evitar problemas semelhantes em futuras amizades. Use essas dicas para crescer, ser um amigo melhor para os outros e mais gentil consigo mesmo.
“Nós tendemos a passar nossos dias tentando evitar sentir dor e desconforto através do álcool, uso de drogas, comida, tecnologia – escolha seu veneno. Qualquer coisa que possa nos distrair é um jogo justo. Isso pode funcionar um pouco, se é que funciona, mas o problema é que acabamos nunca lidando, processando ou curando os sentimentos subjacentes à dor quando nos voltamos para essas coisas.”
Na verdade, é normal que isso aconteça. Relacionamentos podem esfriar se não houver sentimentos compartilhados, com o conflito que uma separação anunciada e inevitável provoca ou, simplesmente, porque cada vida toma um rumo diferente.
Apesar de todos os recursos tecnológicos à nossa disposição, muitos vezes esses dispositivos não são suficientes. Distância física e falta de tempo ou de vontade de se encontrarem podem ser sinais de que algo não está bem.
As amizades desempenham um papel vital em nossas vidas. Da infância à idade adulta, nos conectamos com pessoas com quem nos sentimos à vontade para compartilhar nossos pensamentos e segredos mais profundos.
Há várias outras coisas que podem provocar tal hecatombe: fofoca, traição, inveja, política, futebol, facebook, ambição, viagem em turma, distância, conta do restaurante e etecéteras. Se a amizade vai acabar, que seja por causa nobre: o amor.