O módulo da aceleração da gravidade na superfície da Terra varia de acordo com a distância em que nos encontramos com relação ao núcleo terrestre. A uma distância de aproximadamente 6370 km, quando nos encontramos ao nível do mar, a gravidade terrestre vale, em média, 9,8 m/s².
A lei de gravidade universal de newton é expressa por F=-G.Mm/r2 em que ''G'' é uma constante de proporcionalidade, ''M'' é a massa de um objeto maior ''m'' é a massa de um objeto menor, ''r'' é a distância entre os centros de gravidade dos objetos e o sinal negativo corresponde à força atrativa.
A proporcionalidade, para a matemática, a química e a física, é a mais simples e comum relação entre grandezas. ... Quando existe proporcionalidade direta, a razão (divisão) entre os correspondentes valores das duas grandezas relacionadas é uma constante, e a esta constante dá-se o nome de constante de proporcionalidade.
Podemos dizer que se uma grandeza é diretamente proporcional a outra, então a razão entre a primeira e a segunda é a constante de proporcionalidade.
Grandezas diretamente proporcionais Duas grandezas são diretamente proporcionais quando a variação ocorre sempre na mesma razão. ... Genericamente, podemos dizer que a constante para grandezas diretamente proporcionais é dada por x/y = k.
Grandezas cuja variação provoca aumento ou redução de forma inversa em outras grandezas, na mesma proporção, são inversamente proporcionais.
Quando uma variável aumenta com o aumento de outra, podemos dizer que as variáveis são diretamente proporcionais. Se um variável aumenta enquanto outra diminui, podemos dizer que elas são inversamente proporcionais. Por fim, quando não existe relação entre elas, dizemos que não são proporcionais.
O volume, a massa, a superfície, o comprimento, a capacidade, a velocidade, o tempo, são alguns exemplos de grandezas. No nosso dia-a-dia encontramos varias situações em que relacionamos duas ou mais grandezas. Em uma corrida quanto maior for a velocidade, menor será o tempo gasto nessa prova.