O SEGUNDO ANDAR é formado por dois grupos de alimentos: no GRUPO 2 pelas hortaliças (verduras e legumes) e o GRUPO 3 pelas frutas e suco de frutas. Esses dois grupos deve ser consumido, diariamente, 3 porções cada.
Conheça os 8 grupos alimentares
Na Pirâmide Alimentar, os alimentos são classificados em oito grupos, a saber:
Alguns exemplos de cereais integrais são aveia, trigo, centeio, cevada, arroz e milho.
Pirâmide alimentar
FRUTAS A, contendo de 5 a 10% de carboidratos: abacaxi, goiaba, melancia, melão, caju, laranja, maracujá, lima ... FRUTAS B, contendo de 15 a 20% de carboidratos: ameixa, figo, mamão, manga, macã, pera, banana, uva ...
a) Grupo A – contendo cerca de 5% de glicídios: abobrinha, acelga, aipo, alcachofra, alface, alfafa, almeirão, aspargo, azedinha, brócolis, bertalha, coentro, couve, broto de bambu, jiló, maxixe, palmito, pepino, rabanete, repolho, salsa, taioba, serralha, tomate, etc.
Exemplos: Abóbora, beterraba, cenoura, chuchu, ervilha verde, nabo, quiabo, vagem.
Lista de Frutas
Fontes de vitaminas e sais minerais, todos os tipos de frutas são altamente nutritivos. De acordo com algumas características, podem ser classificadas em cinco grandes categorias. E cada tipo de fruta pode ajudar em um momento do dia, como se preparar para a academia ou até mesmo hidratar nos dias quentes de verão.
A fruta ajuda a estabilizar a pressão arterial, elimina toxinas do organismo, melhora a visão, combate a insônia e evita a desidratação. Fonte de antioxidantes, o morango combate os radicais livres em nosso organismo e retarda o envelhecimento.
A banana é, depois da maçã, a fruta mais consumida em todo mundo. É uma das frutas mais nutritivas existem.
Mesmo com o crescimento no consumo, as mais populares seguem sendo a banana, laranja, melancia, maçã e mamão.
De acordo com a Ceagesp, laranja, mamão, maça, melancia e limão foram as cinco variedades mais vendidas em 2017. Embora não apareça na lista das cinco frutas mais vendidas, a banana é a fruta mais consumida no Brasil.
Banana
A produção anual fica em torno de 37 milhões de toneladas. Há uma grande diversidade na produção de frutas do Brasil, já que as lavouras estão espalhadas por todas as regiões do país. As mais produzidas são: banana, laranja, uva, abacaxi, maçã e melancia.
A banana é a fruta mais consumida no Brasil e a segunda no mundo, atrás apenas da laranja.
A professora Flávia Cartaxo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, que estuda as frutas com potencial econômico, dá uma pista das árvores frutíferas nativas que são exploradas comercialmente no Brasil: araticum, cajuí, caju, cajá, acajá, umbu, macaúba, buriti, babaçu, jatobá, ...
Estima-se que existam pelo menos 312 frutas tipicamente brasileiras. E isso porque muitas frutas tidas como “a cara do Brasil”, como a banana e a laranja, não são naturais de terras brasileiras.
Conheça abaixo uma lista com as frutas exóticas que podem ser encontradas no Brasil.