Cálculo do Peso Ideal para mulheres (feminino), 155 cm de altura com base em estudos recentes do IMC e outros métodos, como a fórmula de Devine e a fórmula de Lorentz. O cálculo é baseado em informações do IMC [1]. Esta calculadora aplica-se a pessoas com mais de 16 anos de idade homens ou mulheres.
É importante mencionar que o IMC não leva em consideração a quantidade de gordura, de músculo ou de água que a pessoa apresenta, sendo apenas uma referência do peso para a altura da pessoa. Por isso, pessoas que possuem muita massa muscular ou retenção de líquidos, não devem avaliar o peso apenas através do IMC, sendo recomendado consultar um nutricionista para fazer uma avaliação mais detalhada.
É simples. Basta inserir seus dados em nossa calculadora e depois clicar em 'Calcular seu peso ideal'. Seu peso ideal, bem como, uma explicação detalhada aparecerá automaticamente.
Assim, embora seja uma boa ferramenta rápida para perceber se o peso está ou não adequado, não é a melhor forma de avaliar o peso. Para isso, o ideal é consultar um médico ou nutricionista para avaliar outros fatores como a idade, nível de atividade física, composição corporal, nível de hidratação e histórico de saúde, por exemplo.
Nossa calculadora de peso corporal ideal usa seis fórmulas diferentes para encontrar seu peso ideal, além de fornecer a você seu IMC. Enquanto as quatro fórmulas listadas abaixo fornecem apenas um número que você deve buscar, o IMC fornece uma determinada faixa de peso na qual você deve estar.
O peso ideal do adulto é calculado com base no IMC (índice de massa corporal), que é calculado de através de duas variáveis: o peso e a altura. Assim, sabendo que um adulto saudável deve estar num intervalo de IMC entre 18,5 - 24,9, e sabendo a altura de cada pessoa, é possível descobrir o intervalo de peso considerado ideal.
Existem muitas maneiras (fórmulas) para calcular o peso ideal. Tenha em mente que a maioria dos sites usa um dos seguintes métodos. Essas fórmulas são um tanto obsoletas e devem ser evitadas, exceto em alguns casos particulares. Portanto, é melhor usar os valores com base no IMC acima.
O peso ideal é uma avaliação importante que, além de ajudar a pessoa a percebe se está acima ou abaixo do peso, também pode prevenir complicações como obesidade, diabetes ou até mesmo a desnutrição, que acontece quando a pessoa está muito abaixo do peso.
Em princípio, o ganho de peso deve acontecer de forma saudável, favorecendo o aumento de peso por meio da hipertrofia muscular e não por meio do acúmulo de gordura no organismo. Por isso, o consumo de alimentos como pizzas, frituras, cachorro-quente e hambúrguer não são as melhores opções para quem necessita ganhar peso de forma saudável, já que esse tipo de gordura pode ficar acumulado no interior das artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas.
O seu peso atual é o ideal para você? Está de acordo com a sua altura? Algumas pessoas sentem-se bem quando estão magras, já outras preferem estar com alguns quilinhos a mais, e isso independe da altura, pois se trata de opinião e gosto pessoal.
Se você quer perder peso, provavelmente gostaria de fazê-lo o mais rápido possível. Mas pense um pouco, você não ganhou esses quilos extras da noite para o dia e, da mesma forma, eles não desaparecerão da noite para o dia.
No caso das crianças, o peso é uma medida muito importante pois ajuda a entender o estado nutricional geral, servindo como um parâmetro relevante, especialmente nos primeiros 2 anos de vida, para avaliar se o bebê está crescendo e se desenvolvendo corretamente.
A melhor forma de saber se o bebê ou a criança estão no peso ideal é consultar o pediatra, no entanto, existem algumas tabelas de peso que podem ajudar. De acordo com a idade da criança, a tabela a consultar é diferente. Até aos 2 anos, deve-se avaliar o peso de acordo com o percentil de crescimento, já entre os 2 e os 5 anos é aconselhado avaliar o peso através da altura. A partir dos 5 anos, é utilizado o IMC infantil.
Embora a idade não seja um fator incluído no cálculo do IMC, é um valor que acaba influenciando a forma como o resultado é interpretado. Isso porque, pessoas idosas têm tendência a ter um resultado de IMC menor, devido à diminuição da densidade óssea e da massa muscular. Dessa forma, o intervalo de IMC considerado normal para um idoso deve ser inferior ao de um adulto mais jovem.
No caso das crianças, o peso deve ser avaliado de acordo com outros parâmetros além do IMC. Veja como calcular corretamente o peso ideal para meninos e o peso ideal para meninas.