Arábia Saudita. Catar. França. Estados Unidos (2011-17)...Este artigo ou se(c)ção trata de um conflito armado recente ou ainda em curso.
Nesses termos, pode se referir à: Primeira Guerra Mundial (1914-1918) Segunda Guerra Mundial (1939-1945) Terceira Guerra Mundial (hipotética e futura ou a Guerra Fria)
Nesta lista, confira as guerras, revoltas e rebeliões que mais dizimaram vidas ao longo da história.
O Século XX foi um século permeado por guerras, em todas as suas décadas, mas as duas guerras mundiais marcaram-no profundamente. Certos autores dizem que, a despeito do calendário comum, o século XX começou, de fato, em 1914.
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar que durou entre 1939 e 1945, envolvendo todas as superpotências organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.
Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).
Império do Brasil
Guerra do Paraguai
O Brasil já perdeu alguma guerra? Já. O Brasil ganhou todos os confrontos que travou, menos um, em que apanhou feio. Na Guerra da Cisplatina, de 1825 a 1828, o país foi derrotado por uma aliança de argentinos e uruguaios.
Em 22 de agosto de 1942, Getúlio Vargas respondia à pressão da população e dos próprios americanos: o país entrava em "estado de beligerância". ... Depois de uma hora e meia de reunião, o governo anuncia que o Brasil estava em "estado de beligerância" com a Alemanha Nazista e a Itália Fascista.
O Brasil participou da guerra ao lado das potências da Tríplice Entente, lideradas por Inglaterra, França e, um pouco depois, pelos Estados Unidos da América.
O Brasil passou a participar do conflito a partir de 1942. ... A princípio, a posição brasileira foi de neutralidade. Depois de alguns ataques a navios brasileiros, Getúlio Vargas decidiu entrar em acordo com o presidente americano Roosevelt para a participação do país na Guerra.
A queda no poder de compra e o aumento do custo de vida (os preços de varejo no Brasil registraram alta de 158% entre 1913 e 1918) aumentaram a insatisfação popular e fomentaram o fortalecimento da classe trabalhadora, incluindo o crescimento de movimentos sindicais.
Três brasileiros morreram nesse incidente naval, que abalou as relações diplomáticas entre o Brasil e o Império Alemão.
Resposta: Quando a guerra eclodiu, em 1914 - há cem anos -, o Brasil tinha sua economia predominantemente agroexportadora e focada no café. Controlava nada menos que quatro quintos da oferta mundial. ... O congelamento nas concessões de crédito internacional foi outro duro golpe na economia brasileira.
Paralelamente, os prejuízos econômicos trazidos aos países envolvidos foram enormes. Cerca de um terço das riquezas acumuladas pela Inglaterra e pela França foram perdidas com a Primeira Guerra. O parque industrial europeu foi quase reduzido pela metade e o potencial agrícola sofreu uma queda de 30%.
Após a Primeira Guerra Mundial, os Estados Unidos, assumiram a hegemonia econômica do planeta. Passaram de devedores a credores no mercado internacional. Fizeram grandes empréstimos para a reconstrução da Europa, ao mesmo tempo exportavam bastante para o continente.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os EUA e os países aliados vencedores, os localizados na Europa Ocidental, necessitavam de reconstruir a economia europeia devastada pelos longos anos de conflito a que estiveram submetidos. Era ainda necessário a esses países conter a ameça de expansão da influência soviética.
A Alemanha tinha entrado na Primeira Guerra Mundial e precisava de mais dinheiro circulando para manter a economia viva, já que todo país em conflito precisa aumentar sua produção. ... O resultado foi uma inflação relativamente baixa ao longo da Primeira Guerra, uma média de 14% ao ano entre 1914 e 1918.
A Alemanha na Primeira Guerra Mundial Mas se os alemães eram considerados uma potência militar, porque perderam o conflito e como os territórios que foram anexados ao então Império Alemão foram distribuídos aos vencedores do conflito através do humilhante Tratado de Versalhes.
O fato que deflagrou a Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e sua esposa no dia 28 de junho de 1914. ... Assim, a Áustria, que era aliada da Alemanha, declarou guerra à Sérvia, que era aliada da Rússia, essa por sua vez, era aliada da França e da Inglaterra.
Então a Alemanha perdeu a Primeira Guerra Mundial porque o exército francês foi capaz de escapar da armadilha feita pra eles pelo Plano Schlieffen, redirecionarem suas forças para Marne, e pararem o avanço alemão em setembro de 1914.