Navegar na internet pode ser algo bem incômodo quando se trata de navegadores pesados que podem e muito atrapalhar esse momento por serem extremamente arrojados. Por isso, o Olhar Digital preparou uma lista com 10 navegadores mais leves do mercado para você poder acessar sites e redes sociais sem lentidão.
É importante frisar que um navegador leve pode ser entendido como aquela ferramenta que consome o mínimo de memória RAM, por exemplo. Mantendo assim o bom desempenho do seu computador e ajudando você a realizar tarefas que dependem da navegação com a internet em tempo hábil.
A sigla BAT significa “Basic Attention Token” (Token de Atenção Básica). BATs são criptoativos, representando uma parte muito importante (mas totalmente opcional) do ecossistema das Recompensas Brave. Veja como isso funciona:
Firefox is não é mais suportado em Windows 8.1 e anteriores.
Uma funcionalidade interessante que foi integrada na última versão do Vivaldi é o botão ‘pausa’, que está no fundo da janela e, como o nome indica, põe a navegação em pausa sempre que quiser interromper a sua utilização.
Como se pode ver, ao fazer a média geral, percebe-se que o vencedor dos testes é o Microsoft Edge, em segundo lugar fica o Opera, terceiro lugar o Vivaldi, quarto lugar o Google Chrome, em quinto lugar o Firefox e o Brave em sexto.
O principal problema do Firefox foi a sua falta de consistência nos testes de desempenho e compatibilidade, porque nos testes de memória não se saiu nada mal.
E com uma variedade abrangente de ferramentas de segurança e privacidade, o Avast Secure Browser bloqueia tentativas de phishing, rastreadores web, hackers e muito mais.
O Firefox é um projecto open source da Mozilla Foundation. Este browser foi pioneiro de muitas funcionalidades hoje comuns na web e a organização responsável pelo seu desenvolvimento sempre deu a maior importância à privacidade dos utilizadores. Este pioneirismo faz com que este browser seja um dos que oferece mais garantias de compatibilidade com a maioria dos sites e tecnologias.
Tal como acontece com outros browsers existe também a possibilidade de sincronização entre sessões em computadores diferentes. Se utilizar uma conta Microsoft com o Windows, o browser sincroniza o histórico, marcadores e outros dados noutras sessões Windows.
Liderado pelo antigo CEO do Opera, o Vivaldi é outro competidor forte no reino dos navegadores de terceiros. Como muitos navegadores nesta lista, ele é baseado no código aberto Chromium do Google, o que significa que é compatível com todas as suas extensões favoritas.
O último teste que realizámos foi o Jetstream 2 que mede o desempenho do browser numa grande quantidade de tarefas. Mais uma vez, o Google Chrome ganhou com 127 pontos, seguido do Opera com 119 e do Edge, com 118 pontos.
Apesar da linha de desenvolvimento do design poder ser traçada da versão actual até quase à primeira, o Opera de hoje é uma coisa bastante diferente do que era porque, para além das funcionalidades tradicionais que encontra em qualquer browser, também tem uma VPN, bloqueador de publicidade, a possibilidade de separar zonas de vídeo de um site para janelas independentes, um sistema de compressão de dados (para poupar na largura de banda) e uma funcionalidade de poupança de bateria, para quando está a usá-lo num computador portátil.
HTML5test Este teste verifica as capacidades que o browser tem (ou não) de usar as várias funcionalidades da linguagem HTML5. Depois traduz essas capacidades num índice.
Se quiser pode ver, e usar, as funcionalidades experimentais, ou outras que não estão à vista no ecrã de definições, escrevendo na barra de endereços ‘about:flags’ (sem plicas). Na janela aparecem dezenas de pequenas definições que podem ser alteradas individualmente. Recomendamos ligar o visualizador de PDF experimental. Não se vai arrepender.
Contudo, o número de usuários e desenvolvedores envolvidos no projeto do SeaMonkey é menor em comparação com outros navegadores mais populares e, pela falta de atualizações mais frequêntes, pode apresentar imcompatibilidade com alguns sites.
Para ter a experiência de navegação mais rápida possível, remova todas as extensões antigas e pense duas vezes antes de adicionar novas.
O último navegador de nossa lista é mais um programa que utiliza como base o motor do Firefox. Entretanto, assim como o Brave e o Vivaldi, ele procura se manter mais atualizado enquanto preza por sua privacidade, tirando do código itens que podem enviar informações de seus dados de navegação ou de como você anda usando o programa.
Para evitar esse problema que acabe deixando o seu computador lento, é claro, você pode até realizar certas configurações neles, mas também é interessante conferir alguns navegadores mais “alternativos” para substitui-los sem abrir mão de recursos intressantes e de sua segurança. Assim, confira essa lista do Olhar Digital com 5 navegadores leves para você testar no lugar do Chrome ou Firefox em seu PC.
O programa conta com várias funcionalidades integradas, como VPN, que permite navegar anonimamente enquanto usa uma rede Wi-Fi pública. Oferece ainda bloqueador de anúncios e de rastreadores de dados e modo de economia de bateria. Há também uma barra lateral para acesso rápido a serviços como WhatsApp, Instagram, Twitter, entre outros.