EQST

Qual O Melhor Tratamento Para Mastite Puerperal?

Qual o melhor tratamento para mastite puerperal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual o melhor tratamento para mastite puerperal?

O tratamento mais eficaz é a ressecção completa do sistema ductal afetado, muitas vezes necessitando de cirurgia reparadora, além de uso de antibióticos no pré e pós-operatório.

Qual antibiótico se toma para mastite?

A modificação das técnicas de amamentação orientadas por um consultor pode ajudar no tratamento da mastite. Atualmente, quando são necessários antibióticos, prefere-se a dicloxacilina, cefalexina ou outras escolhas eficazes contra o Staphylococcus aureus (S. aureus).

O que é mastite puerperal?

A mastite puerperal ou da lactação é um processo infeccioso agudo das glândulas mamárias que acomete mulheres em fase de lactação, com achados clínicos que vão desde a inflamação focal, com sintomas sistêmicos como febre, mal-estar geral, astenia, calafrios e prostração, até abscessos e septicemia3-5.

Qual o manejo clínico para mastite?

Para a mastite aguda é recomendada a aplicação também de antibióticos sistêmicos com a mesma base e também fazer o uso associado a um anti-inflamatório não-esteroidal e uma fluido terapia (SILVA, 2015). O tratamento para a mastite subclínica é parecido com a forma clínica.

Quando ocorre a mastite puerperal?

A mastite puerperal, também chamada de mastite lactacional ou mastite da amamentação, é uma inflamação das glândulas mamárias que ocorre em mulheres em fase de aleitamento materno e cursa com vermelhidão nos seios, dor, calafrios e febre alta.

Como é tratada a mastite?

O tratamento da mastite geralmente inclui o uso de medicamentos para aliviar os sintomas provocados pela inflamação, como é o caso dos analgésicos e anti-inflamatórios, como paracetamol ou ibuprofeno.

Quando fazer o tratamento de mastite clínica e qual o tipo de medicamento utilizar?

No caso de mastite clínica leve e moderada, recomenda-se a utilização de antibióticos intramamários com base B-lactâmicos e cefalosporinas durante 4 dias.

Qual tipo de compressa para mastite?

Na mastite, a compressa quente ou morna é proibida. Caso a mama estiver quente e dolorida pode ser utilizada compressa fria que promoverá redução do edema devido a vasoconstrição e melhora da dor.

Porquê da mastite puerperal?

O principal fator de risco para a mastite puerperal é a estase láctea, ou seja, a permanência de leite represado em um dos ductos mamários por prolongado tempo. A estase do leite pode ocorrer por alguma obstrução de um dos ductos da mama ou por um incompleto esvaziamento dos seios pelo bebê durante a amamentação.