Os remédios para micose são principalmente as pomadas antifúngicas, como o cetoconazol, o miconazol ou a terbinafina, pois ajudam eliminar os fungos que provocam a micose da pele. No entanto, esses antifúngicos também podem ser encontrados na forma de cremes, loções, sprays, shampoo ou esmalte medicamentoso, para micose das unhas, couro cabeludo, pés e virilha.
Como tratar: O tratamento para a candidíase oral pode ser feito em casa com a aplicação de antifúngicos na forma de gel, líquido ou enxaguante bucal, como a Nistatina, durante 5 a 7 dias, no entanto, nos casos mais graves, o tratamento pode ser feito com remédios antifúngicos orais, como o Fluconazol, segundo indicação do médico.
As pomadas com antifúngicos são frequentemente indicadas para o tratamento da frieira, podendo ser recomendado pelo médico o uso de pomadas contendo cetoconazol, fluconazol ou isoconazol, que devem ser aplicadas 2 a 3 vezes por dia durante 4 semanas, ou de acordo com a recomendação médica.
O miconazol é um antifúngico de uso tópico normalmente encontrado na forma de cremes ou géis. Além de ser aplicado na pele, este remédio para micose pode ser usado nas mucosas, em casos de infecções orais ou genitais.
O tratamento para micose de pé tem como objetivo eliminar o fungo que está em excesso e aliviar os sintomas, sendo importante que o dermatologista seja consultado para que seja indicado o melhor tratamento. É importante que o tratamento seja feito até o fim, mesmo que os sintomas desapareçam, pois assim é possível garantir a eliminação do fungo.
O tratamento da micose deve ser orientado pelo médico de acordo com o tipo de micose e a gravidade das lesões formadas, e costuma durar cerca de 1 a 4 semanas, no entanto, pode durar meses nos casos de micose de couro cabeludo ou das unhas, por exemplo.
Às vezes, a micose pode ser confundida com a psoríase. Confira também se a psoríase tem cura e consulte um dermatologista para saber se o que você tem na pele é realmente uma micose.
O fluconazol é indicado para o tratamento de várias infecções fúngicas, incluindo a micose na unha, no pé, na virilha e na pele do corpo. Entretanto alguns efeitos colaterais indesejados podem incluir dor de cabeça e erupções cutâneas.
O tempo de tratamento é variável, mas é mais fácil curar a frieira ao usar a pomada diariamente e ter todo cuidado de manter a região sempre muito seca. Se isso não for respeitado, o tratamento pode demorar semanas ou meses. Caso não seja possível controlar os sintomas apenas com a aplicação das pomadas, o médico pode recomendar o uso de comprimidos. Veja mais sobre os remédios para frieira.
O surgimento da micose de pele é mais comum no verão, pois o calor e o suor favorecem a multiplicação dos fungos que habitam a pele, causando a infecção. Veja mais sintomas da micose.
Os fungos são os principais causadores de micoses na pele, no entanto, para que a doença se desenvolva, é necessário que se reúnam outras condições, como a depressão do sistema imune, um ambiente quente e úmido e, além disso, na maioria dos casos é necessário haver contágio.
O uso do miconazol deve ser repetido diariamente por 7 dias ou de acordo com a orientação de um médico. O medicamento pode causar náusea, vômito e boca seca em algumas pessoas.
A micose é uma infecção por fungos e, por isso, a melhor forma de tratamento é o uso de um medicamento antifúngico, como o Miconazol, o Itraconazol ou o Fluconazol, por exemplo.
A candidíase é uma infecção provocada pelo fungo Candida albicans que está naturalmente presente na boca e na região genital de homens e mulheres, no entanto devido a alterações na imunidade, por exemplo, pode ter sua quantidade aumentada, levando ao aparecimento dos sinais e sintomas da candidíase.
O tratamento pode durar de 1 a 4 semanas, dependendo da gravidade da infecção fúngica. Enquanto isso, você pode usar as estratégias abaixo que ajudam a acelerar o tratamento, prevenir novas infecções e evitar o contágio de outras pessoas.
Como tratar: O tratamento para a micose de praia faz-se com o uso de remédios como Fluconazol, ou antifúngicos aplicados no local, como cremes, pomadas, loções ou sprays, dependendo do grau de comprometimento da pele. Se a micose voltar logo após o tratamento, deve-se ir ao dermatologista para um tratamento específico.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
As micoses mais comuns que afetam as pessoas são conhecidas como tinha, micose de unha, frieira, candidíase, pano branco ou micose de virilha, por exemplo, e todas são provocadas por fungos que vivem no ambiente e podem causar lesões na pele quando conseguem escapar as barreiras de proteção do organismo. Saiba quais são os principais tipos de micose da pele e como identificar.
Isso porque os fungos que causam a doença de pele podem se alojar em roupas, toalhas, lençóis e edredons. Dessa maneira, para evitar a contaminação de pessoas que moram com você, é importante ter o cuidado extra com as roupas de cama.
Além disso, é necessário observar se os animais da casa apresentam lesões sugestivas de micose, pois é possível que eles estejam transmitindo fungos, o que provocará novas infecções no futuro.
Mesmo com todos os cuidados, é possível que você toque sua micose ou objetos que tiveram contato com a sua pele e se esqueça de higienizar as mãos da forma correta.