Neste artigo eu vou apresentar 17 símbolos de Hécate e seus significados. Cada símbolo de Hécate representa algo relacionado a Deusa ou a algum poder que ela possui. Além deste artigo, apresento também o Oráculo dos Símbolos de Hécate. Basta visitar a página, se concentrar e descobrir qual símbolo tem uma mensagem para você hoje.
A Roda do Hécate, ou Strophalos, é um dos símbolos de Hécate mais usados para identificar a Deusa. Este labirinto com 3 grandes áreas ao redor do cícrulo central de poder representa tudo o que Hécate domina e os segredos que ficam guardados por ela. Ao se deparar com a Roda de Hécate, aceite o convite para percorrer por esse labirinto, atravessar por todos os domínios da sua mente e chegar ao centro, descobrindo tudo o que está lá.
Hécate é uma deusa da mitologia grega, filha dos titãs Perses e Astéria. Relaciona-se com a magia, a noite, a lua e os fantasmas. Hécate tem o poder de controlar os três reinos: o céu, a terra e o submundo.
Uma das representações mais comuns de Hécate é afigura tripla, simbolizando as três fases da lua: crescente, cheia e minguante. Essa representação tripla, desse modo, destaca a conexão de Hecate com a passagem do tempo, os ciclos naturais e a transformação.
Na verdade, Hécate é portadora dos conhecimentos da vida e da morte (existem cultos á deusa, em que ela era invocada quando uma criança estava chegando ao mundo, para que a mãe pudesse dar a luz, tranquilamente. Era chamada de “Hécate Parteira”).
A Mandrágora é conhecida no meio místico por seus poderes e também é cercada por muitos mistérios e superstições. Por exemplo, é dito que ao arrancar uma mandrágora, suas raizes que se assemelham à forma humana começam a gritar tão alto que a pessoa que estiver arrancando pode ser levada à loucura ou à morte.
Também acredita-se que poções feitas de mandrágora podem curar diferentes tipos de doenças e até mesmo maldições.
Depois que a refeição for consumida e o ritual finalizado, o prato devera ser colocado em uma encruzilhada. Uma vez que a oferta é dada, parta sem olhar para trás. Lembre-se que tudo o que é dado a Hecate não pode ser recuperado, então reserve uma louça especial para este momento.
Strophalos (Roda de Hécate): é um instrumento utilizado para proteção, contendo o poder da Deusa, também serve como um amplificador de poderes na magia das bruxas e bruxos. Sua forma representa um labirinto com um espiral no centro e por isso deve ser utilizado com sabedoria, pois também representa um artefato de afugentar forças astrais e espíritos.
Ervas: as principais utilizadas para intentos de proteção, expurgar o mal, exorcizar espíritos malignos e alterar os estados de consciência para desenvolver o psiquismo, são: açafrão, mandrágora (no Brasil é substituído por Gengibre), Mirra, Olíbano, Belladonna, Artemísia, Arruda e Alho.
A roda é um símbolo universal que representa ciclos: tudo o que começa, termina e começa novamente. Além disso, ela também representa movimento e velocidades. Uma roda geralmente possui 8 “suportes” conectando o centro à circunferência, assim como o timão, por exemplo, simbolo do Budismo Chinês Mahayana, onde a Deusa Kuan Yin é venerada. Esses 8 suportes simbolizam 8 direções e, desta forma, simbolizam a completude.
Além do busdismo Mahayana, uma roda dividida em 8 partes também simboliza a Roda do Ano e os 8 Sabbats, o calendário Pagão amplamente usado na Bruxaria Natural e na Wicca.
Tudo na antiguidade, que continha muito poder e mistério na magia, era tido como maligno, mas na realidade são fontes de grandes poderes para nos auxiliar em nosso bem estar e realização pessoal.
“Mais importante, criança, eu sou você. Eu sou parte de você, e eu estou dentro de você. Procure-me dentro e fora, e você será forte. Me conheça. Aventure-se no escuro para que você possa despertar para Equilíbrio, Iluminação e plenitude Leve o meu amor com você em todos os lugares e encontre o poder interior para ser quem você deseja”.
Os rituais dedicados a Hécate na Wicca muitas vezes envolvem oferendas, invocações e trabalhos mágicos para buscar sua orientação e bênçãos. A deusa é uma aliada nas práticas de cura, transformação pessoal e na busca pela sabedoria espiritual.
O Strophalos, também chamado de roda de Hécate, é o principal símbolo de Hécate. Ele consiste de um círculo contendo um labirinto em forma de serpente. Esta serpente, que simboliza renascimento numa interpretação geral, cria um caminho que guia o seguidor de Hécate por 3 grandes áreas.
Estas três grandes áreas simbolizam os 3 reinos sobre os quais Hécate reina absoluta: Terra, céu e mar. Isso é reforçado no Hino Órfico a Hécate, logo no segundo verso. Ao atravessar o labirinto da serpente, passar pelos 3 domínios de Hécate e chegar o centro, o seguidor encontra o núcleo do conhecimento de Hécate, onde ela o recebe. Em outras palavras, ao atravessar o labirinto do subconsciente, o seguidor vai ser guiado pela própria Hécate para encontrar tudo o que está guardado no seu mais profundo ser.
Hecate é frequentemente representada como uma divindade tríplice, geralmente com três cabeças: cão, cavalo e leão (ou cobra). Estas representam os três atributos de Hecate: Selene, a deusa da lua, Artemis, a deusa da caça, e Persephone, a deusa da fertilidade.
e que sua energia sempre me dê forças!