O romance atingiu a sua afirmação como espécie literária com o Romantismo. Muitos especialistas consideram que a prosa brasileira começou de fato a partir dessa escola literária, com os denominados folhetins.
Resposta:A prosa romântica brasileira pode ser dividida em quatro vertentes. 2-O romance histórico traz o retrato de costumes de uma época passada, sendo um relato que muitas vezes mistura ficção e realidade. ... 4- romance regionalista, passado em ambiente rural, mostrando costumes, valores e cultura típica de uma região.
Entre os temas principais da literatura de Azevedo, encontram-se assassinato, traição, incesto, amores não correspondidos, idealização da mulher e violência. No caso de José de Alencar, a obra mais marcante da prosa romântica é Senhora. Em suas páginas, o autor opõe o amor ao dinheiro.
O romance romântico apresenta no Brasil quatro tendências: o romance urbano, o indianista, o regionalista e o histórico.
Tipos de romances
A produção literária do romantismo se desenvolveu na poesia e na prosa (contos, novelas, romances e obras de teatro)....As principais figuras de linguagem utilizada pelos escritores românticos são:
O que é Romance?
A prosa romântica no Brasil foi manifestada em Romance Indianista, Romance Urbano e Romance Nacionalista. As obras relatavam o comportamento social da época exaltando as peculiaridades da cultura nacional.
O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social. Cada uma dessas fases tem suas características próprias e autores de destaque. O Romantismo é um movimento estético e cultural que predominou no Ocidente durante o final do século XVIII e início do século XIX.
O Condoreirismo, importante corrente literária que marcou a terceira geração da poesia romântica no Brasil, teve como principal representante o poeta Castro Alves, cujo engajamento na poesia social lhe rendeu a alcunha de “poeta dos escravos”.
Resposta. O condor, para os poetas da terceira geração, era símbolo do voo alto e livre. Esse nome, condoreiro, pode ser justificado pela temática a indignação diante do sofrimento dos escravos, a defesa da liberdade e o tom de exaltação, de discurso feito para uma grande plateia.
Está inserida na terceira fase do Romantismo no Brasil (1870 a 1880), a qual ficou conhecida como “Geração Condoreira”. ... Recebe esse nome uma vez que está associada metaforicamente à liberdade da ave condor, símbolo da Cordilheira dos Andes.
O Condoreirismo é o nome atribuído à Terceira Geração da Poesia Romântica, a qual utilizou a produção literária como instrumento de denúncia às injustiças sociais. O Condoreirismo é o nome atribuído à vertente social e abolicionista da poesia romântica.
Alberto Caeiro Depois da morte do pai e da mãe, permaneceu em casa com uma tia-avó, vivendo de modestos rendimentos e morreu de tuberculose. Também é conhecido como o poeta-filósofo, mas rejeitava este título e pregava uma "não filosofia".
Castro Alves
O contexto da 3ª geração, também chamada de Condoreira, encontra-se entre as décadas 60 e 70 do século XIX, período de grande movimentação política. ... Em outras palavras, pode-se dizer que o amor expresso nessa geração é viável, capaz de trazer felicidade, como também a dor ao eu lírico.
Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século” os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo. ... Isso porque os escritores absorvem um estilo de vida boêmio e noturno, além do pessimismo romântico presente na literatura de Byron.
A literatura brasileira propriamente dita tem início somente no período do Romantismo. Isto porque, quando o Brasil foi descoberto, a Europa se encontrava em pleno Renascimento, séculos XV e XVI.