Hera era conhecida como a deusa das mulheres, do casamento e protetora das mulheres grávidas. Hera era uma das deusas mais importantes da religiosidade dos gregos antigos, venerada em diversos locais da Grécia. Ela era conhecida como a rainha dos deuses, pois era casada com Zeus, o deus mais poderoso do panteão grego.
De seu casamento com Mnemósine (deusa da memória), nasceram as musa Clio (musa protetora e inspiradora da história), Euterpe (música), Talia (comédia e poesia) e Urânia (astronomia).
Alguns de seus mais famosos súditos olímpicos eram seus filhos Febo (deus do sol), Ártemis (deusa da lua e da caça), Hermes (alado mensageiro dos deuses), Ares (deus da guerra), Dionísio (deus do vinho), Afrodite (deusa da beleza e do amor) e Perseu (herói que matou a Medusa).
Também é célebre uma lenda em que Zeus e Hera discutem para saber quem sente com mais intensidade os prazeres do amor: os homens ou as mulheres. Sem chegar a uma conclusão, os dois resolvem consultar o adivinho Tirésias, que tinha sido homem e mulher, e, portanto, conhecia as sensações de ambos os sexos. Tirésias deu razão a Zeus, que sustentava que as mulheres têm o prazer mais intenso. Furiosa por perder a disputa, Hera fez o adivinho perder a visão.
Eram venerados sob a forma terrena, como Zeus, pai dos deuses gregos. Suas histórias atravessaram séculos. Hoje elas são objeto de estudo que buscam explicação humana para fatos e seres sobre-humanos.
Nas versões mais conhecidas da lenda, Hera tornou-se a terceira esposa de Zeus, depois de Métis e de Têmis. No entanto, também se conta que eles teriam se unido ainda durante o reinado de Cronos, gerando Ares, Ilítia, Hebe e Hefestos. De qualquer modo, o matrimônio entre Zeus e Hera foi considerado uma união sagrada e a deusa se tornou a protetora das mulheres casadas e dos casamentos.
A mitologia grega divergia das outras sobretudo por seus deuses serem semelhantes ao homem. Zeus era filho de Cronos, o mais forte dos titãs, que casou-se com sua irmã Reia.
Zeus é uma divindade mitológica grega. É considerado o senhor dos deuses e dos homens que habitavam o monte Olimpo na Grécia antiga.
O caráter vingativo de Hera manifestava-se, em geral, devido ao ciúme. No entanto, a vaidade ferida por perder para Afrodite numa disputa para eleger a deusa mais bela levou-a a perseguir os troianos – povo a que pertencia o juiz da referida disputa. Por trás da derrota de Tróia, encontra-se o ódio de Hera, que também era protetora de Aquiles, o campeão dos gregos.
Zeus participava de diversos cultos, recebeu diversos títulos: Zeus Olimpo, Zeus Pan-Helênico, Zeus Agoreu, Zeus Xênio, entre outros.
Quando Zeus percebeu que ela não voltaria, armou uma operação para que Hera observasse e que voltasse para ele. Anunciou a Hera que iria se casar com outra e envolvendo uma rocha com vestido de noiva iniciou o ritual do casamento. Hera acabou rindo da situação armada por Zeus e assim voltou ao Olimpo e para seu deus.
Durante os combates, a deusa foi atacada pelo gigante Porfírion que, num arroubo de paixão, tentou arrancar-lhe a roupa para possuí-la, completamente esquecido dos inimigos, de modo que Zeus conseguiu atingi-lo com um raio e salvar Hera. Ainda no decorrer da luta contra Cronos, outro gigante, Íxion, quis possuir Hera, mas foi enganado por Zeus que deu a forma da deusa a uma nuvem, que ele passou perseguir.
Quando se tornou adulto, Zeus derrotou o pai e o obrigou a ressuscitar seus irmãos. Libertou também os ciclopes da tirania de Cronos e eles em recompensa deram-lhe as armas do trovão e do relâmpago.
O relacionamento dos dois deuses, porém, estava longe de ser tranqüilo. Diante da infidelidade crônica de Zeuz, Hera transformou-se na personificação do ciúme, passando a perseguir de modo implacável suas rivais e os filhos que elas geraram. Destes, o mais famoso foi o herói Héracles (ou Hércules) que, num acesso de loucura provocado por Hera, matou a mulher e os filhos, crimes pelos quais pagou realizando os célebres 12 trabalhos.
Filha de Cronos e de Rea, Hera, a deusa mais importante do panteão grego, soberana entre os outros deuses, era irmã de Zeus, o que não impediu este de desposá-la. Como os outros filhos de Cronos, exceto Zeus, Hera foi engolida pelo pai logo após o nascimento, sendo depois vomitada graças a uma poção providenciada por seu futuro marido. Ao lado dele, Hera participou da guerra para a deposição de Cronos.
Zeto e Anfião, filhos de Antíope, filha de Nicteu. Minos, Sarpedão, e Radamanto, filhos de Europa, filha de Agenor. Heleno filho de Pirra, filha de Epimeteu. Étlio, filho de Protogênia, filha de Deucalião.
Assim, para se aproximar de uma nova mulher, Zeus costumava transformar–se em um animal, como um cisne ou um touro. Ele teve muitos filhos, entre eles os deuses Apolo e Ares e as deusas Ártemis e Atena.
Por que Zeus trai a esposa de forma tão sistemática? Hera acredita que tudo seja culpa da incontrolável vulnerabilidade masculina ao prazer carnal. Mas o rei dos deuses não concorda. “Na verdade, o prazer no homem é muito mais tedioso e fraco do que aquele que vocês mulheres compartilham”, diz, para a raiva de Hera.
Em Creta onde nasceu era venerado nos centro de Cnossos, Ida e Palecastro. Durante o período helenístico um pequeno santuário dedicado a Zeus Vulcano foi fundado próximo a cidade de Aghia Triada.
Possui o poder de mudar sua forma física para aquela de um animal, ou outra pessoa, ou basicamente qualquer coisa, contanto que O Senso seja respeitado. É capaz de fazer um campo de força pessoal e esférico, que te cobre em 180º.