a) O experimento de Needham reforça a teoria da abiogênese. Essa teoria defende a ideia de que a vida pode ser gerada espontaneamente a partir de matéria inanimada.
Spallanzani mostra que com os recipientes vedados de outra maneira mais eficiente e realizando a fervura por mais tempo, a vida não surge espontaneamente. Porém Needham retrucou afirmando que com aquela fervura Spallanzani havia acabado com o ar dos recipientes, impossibilitando o surgimento da vida.
A partir das mônadas (moléculas vivas) de Leibniz, Needham desenvolveu a teoria sobre a força vegetativa que unia todas essas moléculas. Confrontando Voltaire e Spallanzani, desenvolveu, então, suas experiências em geração espontânea.
Depois do experimento de Pasteur, realizado por volta de 1860, a teoria da abiogênese foi finalmente refutada. A partir daí ficou claro que todo ser vivo só pode surgir através de processos de reprodução, sendo assim, um ser vivo só nasce a partir de outro preexistente. Essa teoria é conhecida por biogênese.
Atualmente, a lei da biogênese, atribuída a Louis Pasteur, é resultante da observação de que seres vivos provêm apenas de outros seres vivos, através da reprodução. Ou seja, que seres vivos não se formam diretamente a partir de materiais não vivos em forma como proposta na geração espontânea.
Com os experimentos de Pasteur, a ideia de que a vida poderia surgir de matéria inanimada começou a ser menos aceita pela sociedade. O experimento de Pasteur foi muito importante para demonstrar que a vida surge apenas de um organismo preexistente.
Biogênese é uma palavra de origem grega que significa origem da vida. Essa teoria surgiu no final do século XVII em oposição ao conceito da abiogênese, que pregava o oposto.
Os seres vivos são o resultado da combinação de moléculas orgânicas que teriam se formado na atmosfera primitiva e depois nos oceanos, a partir de moléculas inorgânicas.
A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, em um primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 bilhões de anos.
Em sua época primitiva, o planeta Terra diferenciava-se muito da forma atual. Não havia, por exemplo, a mesma proporção de gases na atmosfera, os rios e lagos. Estima-se que a Terra tenha surgido há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.
Ainda os dinossauros não existiam e já as trilobites dominavam os mares do planeta. ... As trilobites de Canelas apareceram no período Ordovícico, viveram durante mais de 300 milhões de anos e desapareceram muito antes da primeira pegada de dinossauro.
A Terra é uma planeta que deu certo: a abundância de água e de carbono foram essenciais para o surgimento da vida por aqui. A distância do Sol, as camadas da atmosfera, a gravidade, a temperatura média, a influência da Lua e várias outras características são ideais para a manutenção dos seres vivos.
A lista seguinte mostra os bioelementos presentes no ser humano, ordenados por ordem de abundância:
É a camada que representa maior importância para os seres vivos, pois é ela que possibilita a respiração. A distância entre seu topo e a superfície terrestre pode chegar até 17 quilômetros aproximadamente.
A atmosfera terrestre possibilita o efeito estufa, responsável pela manutenção da vida na Terra. Essa camada de ar impede que o calor proveniente do Sol retorne ao espaço rapidamente, evitando, assim, grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.
A maior concentração se situa na estratosfera, por volta de 20 km a 25 km de distância da superfície da Terra. ... Como já foi dito em nossa matéria "Ozônio: vilão ou mocinho?", este gás pode ser tanto extremamente importante e essencial para a vida na Terra, quanto um poluente altamente tóxico.