Qual a temtica do dilogo de Plato banquete? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O banquete (também conhecido como Simpósio, no grego Sympósion) é um diálogo fundamental na obra de Platão que traz como tema principal o amor e a amizade. Supõe-se que o trabalho tenha sido escrito entre os anos 385 a.C. e 380 a.C.
Qual o mito apresentado no livro O Banquete de Platão para explicar a busca pela Cara-metade?
Na verdade, o mito da alma gêmea foi criado por Platão que em seu livro O Banquete tenta definir o que é o amor. E nessa busca, muitos convidados de uma festa, cada um por vez, faz um elogio ao deus Eros (deus do amor). ... Ele faz um discurso belo e que se imortalizou como a teoria da alma gêmea.
Como o personagem Sócrates explica o amor Eros no livro O Banquete?
Essa inquietação na origem de uma procura, visando uma paixão ou um saber, faz do amor um filósofo. Sendo o Amor, amor daquilo que falta, forçosamente não é belo nem bom, visto que necessariamente o Amor é amor do belo e do bom. Não temos como desejar aquilo que temos.
Como Fedro define o amor?
Para Fedro, o Amor, ao tornar-nos corajosos, é fonte de heroísmo e inspiração da moral. Afortunados são os que amam e são correspondidos. E amar, é ainda mais divino que ser amado. ... Os dois amores são necessários, embora sucumbir dando ênfase à Pandêmia desvirtue a pólis.