As relações entre o corpo, a educação e o mundo do trabalho podem ser discutidas levando-se em consideração questões a respeito da relação do corpo com o mundo do trabalho em diferentes aspectos: exploração do corpo, trabalho infantil, trabalho braçal e trabalho intelectual.
“A genética influencia. Algumas pessoas têm o corpo mais preparado para o trabalho que exercem. Nesse caso, há menos impacto”, diz o ortopedista Eduardo Puertas, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). E nem toda mudança é irreversível.
A conotação atual do conceito de Educação Física é a de que esta é uma área que trabalha não apenas o corpo em movimento, mas que trabalha a partir do corpo em movimento.
Em sua concepção os gregos possuíam uma visão mitológica sobre a alma, onde a alma antes de encarnar no corpo humano, onde tinha contato direto com o conhecimento. Ao se incorporar, a alma é corrompida por uma série de sentidos trazidos pelo corpo humano, como emoções, sentidos, impulsos.
O sistema capitalista em ascensão neste período, enxerga nestes conceitos a possibilidade de melhorar os lucros por meio do aumento da força do trabalhador. È neste momento que a ginástica assume um papel primordial na vida dos trabalhadores e das fábricas.
A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.
Ginástica é um esporte que implica a prática de uma série de movimentos que exigem força, flexibilidade e coordenação motora. ... A ginástica melhora a postura, a disposição física, auxilia no emagrecimento, proporciona bem-estar, ajuda a reduzir os riscos de lesões.
Tipos de ginástica laboral
GINÁSTICA DE CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência à posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, Page 2 voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo.
Mendes e Leite (2004), classificam a Ginástica Laboral de acordo com os horários do trabalho dividindo o expediente em três momentos: O preparatório no inicio da jornada Laboral, compensatório no meio do expediente e o relaxante no fim do expediente, ou ainda com o objetivo para a aplicação.
As modalidades da Ginástica Laboral
Dentre as modalidades de ginástica não competitiva, podemos citar: contorcionismo, cerebral, laboral, localizada, hidroginástica e a Ginástica para Todos. Há 5 modalidades de ginástica competitiva: ginástica acrobática. ginástica aeróbica.
Uma das modalidades da ginástica laboral é a técnica de relaxamento, e o ideal é que ela seja realizada após a jornada de trabalho, mas nada impede que ela seja feita entre um intervalo e outro. O objetivo é aliviar o stress, reduzir as tensões e relaxar os músculos!
A ginástica de reabilitação compreende uma das técnicas utilizadas para recuperação das funções perdidas devido a um evento traumático ou ainda, devido a alguma patologia.
Realizada no término da jornada de trabalho, a ginástica de relaxamento tem o intuito de oxigenar as estruturas musculares envolvidas nas tarefas diárias, evitando, assim, o acúmulo de ácido lático e proporcionando o relaxamento.
FASES DO RELAXAMENTO:
Respirar de forma correta reduz tensão nos músculos respiratórios, ansiedade e promove sensação de relaxamento. Melhora foco, atenção. Amplia a percepção, ajuda a reduzir níveis de estresse.
Damos-lhe 10 razões.