Ambos possuem em sua estrutura o grupo funcional carbonila (C = O), com a única diferença de que, no caso dos aldeídos, ela sempre aparece na extremidade da cadeia carbônica, ou seja, um dos ligantes do carbono da carbonila é o hidrogênio; já as cetonas possuem a carbonila entre dois outros átomos de carbono.
Os aldeídos são normalmente mais reativos que as cetonas, tal fato é devido que no aldeído há a presença de somente um grupo substituinte mais um hidrogênio. Enquanto, que na cetona há presença de dois grupos.
Entre os principais aldeídos presentes em nosso cotidiano estão o metanal (que, em solução aquosa, é o formol), o etanal, a vanilina (baunilha) e o cinamaldeído (canela).
É também conhecido como aldeído acético, e possui uma importante função na fabricação de espelhos: o etanal reduz os sais de prata através de reação e os fixa no espelho para reflexão da imagem.
Dentre o vasto número de compostos dessa natureza, aquele de menor peso molecular possível, recebe o nome de aldeído fórmico, de formaldeído ou de formol, e apresenta nomenclatura oficial, segundo a IUPAC, de metanol. ... A fórmula molecular desse aldeído é HCHO.
A cetona de maior importância é a propanona ou acetona. * Definição: Cetona é todo composto orgânico que possui o grupo carbonila (C = O) em um carbono secundário da cadeia, ou seja, esse grupo sempre vem entre dois carbonos: Não pare agora...
Também conhecido como propiônico, é um aldeído saturado de fórmula molecular C3H6O. O propanal é usado na fabricação de fármacos, plásticos, desinfetantes e aromatizantes. Líquido incolor e inflamável, de fórmula molecular C4H8O, o butanal é um composto análogo ao butano, assim como um isômero é da butanona./span>
A isomeria constitucional dinâmica ou tautomeria é um tipo especial de isomeria de função, em que os isômeros coexistem em equilíbrio dinâmico numa mesma solução.