Sempre abrir. O índice de massa corporal, conhecido como IMC, é uma técnica utilizada para verificar o estado nutricional e observar se a pessoa está dentro dos padrões de normalidade com relação ao seu peso e estatura.
O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado. Ou seja, de forma mais simples, você multiplica sua altura por ela mesma e depois divide seu peso pelo resultado da última conta.
A massa corporal ! Ela é constituída de ossos, músculos e vísceras (órgãos internos do corpo que contêm espaços que podem servir para digestão, respiração, armazenamento de excreções ou secreções. Exemplos: estômago, intestinos e bexiga.
A composição corpórea é dividida em dois grupos: massa magra (livre de gordura e constituída por proteínas, água intra e extracelular e conteúdo mineral ósseo) e massa gorda (gordura corpórea).
Tabela de IMC
A classificação aceita pela Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e pela Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade divide a obesidade em seis níveis: obesidade pequena (27 a 30 Kg/m2), obesidade moderada (30 a 35 Kg/m2), obesidade grave (35 a 40 Kg/m2), obesidade mórbida (40 a 50 Kg/m2), superobesidade (50 ...
O Índice de Massa Corporal (IMC) é um dos indicadores usados pela Organização Mundial de Saúde para verificação do estado nutricional, calculado a partir da seguinte fórmula: peso atual (kg) / estatura (m)2. A sua classificação para adultos é bastante divulgada e está também disponível neste site em CALCULE SEU IMC.
Desde 1990, a OMS 3,21 tem recomendado a utilização do IMC para avaliação do estado nutricional de adultos, sugerindo como limite máximo para a normalidade o valor de 25kg. m-2. No caso dos homens Xavánte, os valores médios de IMC estiveram acima de 25 nas faixas etárias de 30 a 59 anos.
Um cálculo bastante utilizado para verificar a massa de um indivíduo é o IMC ou Índice de Massa Corpórea. Esse índice, recomendado pela Organização Mundial de Saúde, em razão de sua praticidade, é calculado dividindo-se o peso em quilogramas pela altura em metros ao quadrado. Não pare agora...
Por exemplo, se você tem 1,60 m (160 cm) e 29 anos, seu peso ideal será 56,61 Kg. Mas não se assuste com este resultado, pois podem surgir variações de até 10 Kg, a mais ou a menos, dependendo da estrutura óssea e desenvolvimento dos músculos.
“Tendo tudo isso em consideração, em média os homens podem ganhar entre meio quilo a um quilo de músculo por mês, e em média as mulheres podem atingir no máximo meio quilo de massa muscular a mais, no mesmo período de tempo”.