EQST

Qual A Importncia Da Disciplina Estudos Amaznicos?

Qual a importância da disciplina Estudos Amazônicos?

A matriz curricular da disciplina Estudos Amazônicos, elaborada pelo Conselho Municipal de Educação de Marabá, tem como finalidade, conhecer e compreender o espaço amazônico a partir da perspectiva regional, pensando o processo de ocupação, integração e reorganização desse espaço em escala nacional e global.

O que é a disciplina de estudos amazônicos?

O componente curricular "Estudos Amazônicos" é uma disciplina escolar ofertada pela rede pública de ensino do Estado do Pará, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. É uma disciplina que se assenta sob os preceitos de uma formação que permita a compreensão das realidades amazônicas.

O que foi a Pré-história da Amazônia?

A imensa região foi área de dispersão de culturas pré-históricas desde fins do Pleistoceno e as pesquisas arqueológicas demonstraram que já estava ocupada há 12.000 anos por grupos de caçadores coletores. ...

Quais informações o texto traz sobre a biodiversidade amazônica?

Por abranger 3 biomas, exibe a elevada biodiversidade dos mesmos. Na Amazônia são aproximadamente 40 mil espécies de plantas e mais de 400 de mamíferos. Os pássaros somam quase 1.300, e os insetos chegam a milhões. Os rios amazônicos guardam outras 3 mil espécies de peixes.

Quais são as fases da Pré-história da Amazônia?

A pré-história amazônica costuma ser dividida em três fases: Paleoindígena, Arcaica e Pré-história Tardia.

Qual a origem do Estado do Amazonas?

Etimologia. O nome Amazonas foi originalmente dado ao rio que banha o estado pelo capitão espanhol, Francisco de Orellana, quando o mesmo desceu em todo o seu comprimento, em 1541.

Qual foi o principal objetivo do governo brasileiro ao criar a Amazônia Legal?

A Amazônia Legal foi instituída com o objetivo de definir a delimitação geográfica da região política de atuação da SUDAM como finalidade promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional.

Qual é a região do território brasileiro que sobrepõe a região amazônica?

Geografia do Brasil No entanto o que predomina é a Floresta Amazônica, ocupando aproximadamente 80% de toda região norte. Além da floresta ocupar a maioria da região, abrange partes de outros estados como Mato Grosso e Maranhão e até em outros países da América do Sul tais como Suriname, Colômbia e Peru.

Qual é a fase Paleoindigena?

Na FASE PALEOINDÍGENA, a população era pouco numerosa, dispersa, nômade e estava baseada na coleta de frutas e moluscos, na pesca e na caça. Acredita-se que a ocupação paleoindígena da Amazônia tenha ocorrido por volta de 11,2 mil anos.

Quais são as etapas da Pré-História?

Divisão da Pré-História. A Pré-História se separa em três fases: Paleolítico (Idade da Pedra Lascada), Neolítico (Idade da Pedra Polida) e Idade dos Metais.

Quais os países que fazem fronteira com o Estado do Amazonas?

O estado do Amazonas fica na região Norte do Brasil. Faz fronteira, a norte com a Venezuela e o estado de Roraima, a noroeste com a Colômbia, a leste com o Pará, a sudeste com o estado de Mato Grosso, a sul com o estado de Rondonia e a sudeste com o estado do Acre e o Peru.

Quando o Estado do Amazonas foi criado?

O Estado foi primeiramente nomeado de São José da Barra do Rio Negro, com o desmembramento da Provincia do Grão-Pará, em 5 de setembro de 1850, a nova província foi nomeada por Dom Pedro II de Amazonas, em alusão ao rio homônimo e a capitania do Alto-Amazonas, o nome foi dado ao rio pelos espanhóis nos expedicionários ...

Qual foi o principal objetivo do governo brasileiro?

O Governo-Geral foi criado por Portugal em 1548 com o objetivo de centralizar ainda mais a administração colonial. ... Durante os anos do Governo-Geral, o Brasil teve três governadores-gerais: Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá. Eles governaram o Brasil entre 1549 e 1572.

Quais são as principais causas do desmatamento da Floresta amazônica na região Norte?

Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia, podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.

O que é aro na região da amazônica?

Os Rios Voadores são uma espécie de curso d'água invisível que circula pela atmosfera. Trata-se da umidade gerada pela Amazônia e que se dispersa por todo o continente sul-americano. ... É exatamente essa umidade que forma os rios voadores.

O que é aro na região amazônica?

Aru é um fenômeno natural comum da selva amazônica – e aparentemente inofensivo. Presente durante todo o ano, mais intenso na estação da cheia, ele é causado pela alta umidade e gera neblina na copa das árvores. É aquela cerração que, vista de cima, parece uma camada de algodão sobre a floresta.

Quais as características do período Paleoindigena?

A fase Paleoindígena amazônica, surgida por volta de 9.200 a.C, apresentava semelhanças comuns às demais e baseava-se na coleta de frutas, na caça e pesca, tendo mais tarde desenvolvido uma cultura de exploração do pescado e coleta de moluscos.

O que determinou a extinção dos cacicados?

Por cerca de dois mil anos, o meio ambiente forneceu a sustentação das sociedades complexas, no entanto, com a chegada dos europeus, em nome de uma civilização cristã e de uma incessante busca de poder e riqueza material, os cacicados forma destruídos – diretamente com as guerras e a escravidão; indiretamente, através ...

Quais são os três períodos da Pré-História?

Ela se divide em três períodos: Paleolítico – Idade da Pedra Lascada – 600 mil a 10 mil anos a.C. Neolítico – Idade da Pedra Polida - 10 mil a 5 mil anos a.C. · Idade dos Metais – 5 mil a 4 mil anos a.C.

Quais são os períodos da Pré-História e suas características?

A Pré-História é, basicamente, dividida entre Paleolítico, Mesolítico (período intermediário) e Neolítico. Nesses períodos, acompanhamos o desenvolvimento dos hominídeos com a elaboração de novas ferramentas, além do surgimento do homo sapiens sapiens, há cerca de 300 mil anos.