A fisiologia do sistema digestivo é constituída por vários órgãos que levam o alimento e realizam sua digestão a absorção de seus nutrientes. Fazem parte do sistema digestivo ou digestório humano a boca, faringe, esôfago, estômago, intestino e ânus.
A função do sistema digestório é prensar, mastigar e deglutir os alimentos, absorver os nutrientes e expulsar os resíduos por meio das fezes. ... O tubo digestivo é constituído pela boca, faringe, esôfago, estômago, piloro, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus, que são os órgãos do sistema digestório.
O Sistema Digestório, ou Digestivo, é responsável pela digestão e degradação daquilo que comemos. Esse processo serve para absorver os nutrientes do alimento e eliminar o que não foi absorvido pelo organismo.
O trato GI processa os alimentos para obter energia e livrar o corpo de resíduos sólidos. Depois que os alimentos são mastigados e engolidos, passam pelo esôfago, onde um tubo transporta os alimentos da garganta até o estômago.
De acordo com a Ayurveda, conhecimento médico oriental desenvolvido há cerca de 7 mil anos na Índia, o lado que deitamos influencia diretamente na digestão. Por isso, a medicina indiana afirma que deitar-se sobre o lado esquerdo após a refeição tornará a digestão mais rápida e eficaz.
6 alimentos que ajudam na digestão
Confira 5 frutas que ajudam na digestão
Mamão e abacaxi De acordo com Irineu Pantoja, o abacaxi e o mamão possuem naturalmente enzimas em sua composição chamadas bromelina e papaína, respectivamente, que auxiliam na digestão principalmente de proteínas.
Conheça os 7 piores alimentos para a digestão
Abacate, agrião, alho, alimentos gordurosos, banana d'água, batata-doce, bebidas gasosas, bebidas fermentadas tipo cerveja, brócolis, carnes gordas, cebola, creme de leite integral, couve-flor, couve, doces concentrados, embutidos, fava, feijão, frutas oleaginosas, goiaba, grão-de-bico, jaca, lentilha, melão, melancia, ...
Descubra quanto tempo seu corpo leva para digerir os alimentos:
A má digestão pode ser causada pelo excesso de alimento no estômago, pela aerofagia, que é a ingestão de ar enquanto come ou bebe e até mesmo pelo próprio processo de digestão.