O globo terrestre é uma representação em escala reduzida do planeta Terra. Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério. ... Já no Mapa Planisfério conseguimos ver o Mapa-múndi em plano, vendo todos os países.
Olhando a partir do espaço é possível ver as cores azul, branco, e um pouco de verde e marrom. Que correspondem ao mar/ rios/ lagoas (azul), nuvens (branco), florestas (matas) marrom, áreas de continente sem vegetação significativa.
A Linha do Equador divide o globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul e Hemisfério Norte. A linha do Equador é uma linha imaginária responsável pela divisão do globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul, também denominado meridional ou austral.
Em Geografia, utilizam-se diferentes formas de representação da superfície terrestre, tais como: o globo, os mapas, os planisférios, o planetário, as linhas imaginárias, sinais, símbolos, etc.
O Globo terrestre é a forma mais perfeita de representar a Terra. Porém a dificuldade de manuseio dificultou sua utilização no dia a dia como objeto de estudos. Os Mapas apresentam imperfeição nas suas projeções, porém são o mais utilizado devido ao seu fácil manuseio.
A superfície terrestre pode ser representada de variadas formas, tais como globos terrestres, mapas, fotografias aéreas, ortofotomapas, fotomapas e imagens de satélite.
-Podemos dividi-la em meridianos e planisférios, que facilita a localização de determinados locais; -E também podemos utilizar a rosa dos ventos, esta apresenta pontos cardeais (Norte, Sul, Leste e, Oeste); pontos colaterais (Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste); e pontos subcolaterais; que facilita a orientação.
O mapa é uma representação gráfica e métrica da superfície da Terra ou uma parte dela numa dimensão plana.
Podemos ver os oceanos, os continentes, as nuvens são visíveis, assim com estrelas, a lua, o sol etc..
A Terra é considerada um planeta telúrico e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo. Além da estrutura externa, há também a interna que corresponde à litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera, que são o que oferece as condições favoráveis para a existência de vida aqui.
"Da maneira como entendemos a vida na Terra, para haver vida é necessário haver três ingredientes: água líquida; uma certa química, principalmente a química orgânica do carbono, com moléculas capazes de fazer ligações; e energia, que aqui na Terra é principalmente fornecida pela luz do sol", explicou o cientista.
O movimento de rotação é de fundamental importância para a manutenção da vida no planeta Terra. Através dele há a alternância de exposição à radiação solar, pois se somente uma porção do planeta fosse voltado para o Sol, sua temperatura seria muito elevada, enquanto a outra porção apresentaria temperaturas baixas.
Rotação e translação são os dois principais e mais conhecidos movimentos realizados pelo planeta Terra. Juntos, eles são responsáveis por uma infinidade de fenômenos que se manifestam na atmosfera e na litosfera, interferindo no clima, no relevo e até na duração dos dias e das noites.
A velocidade média em que a Terra gira é de 1.
A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, provocando alternância nos períodos de insolação direta nas regiões do planeta. Esse movimento é realizado em um período de aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. A rotação ocorre no sentido anti-horário, de oeste para leste.
A Terra tem dois movimentos principais: rotação e translação. A rotação em torno de seu eixo é responsável pelo ciclo dia-noite.
Resposta: Rotação da Terra — movimento em torno do seu próprio eixo, dura aproximadamente 23 horas 56 minutos para se completar. Translação da Terra — movimento em torno do Sol, dura aproximadamente 365 dias e 5,59 horas.
Resposta. Quando a Terra executa os movimentos de rotação e translação, há um momento em que uma determinada parte da Terra esta voltada para o Sol, e um momento em que esta mas distante, por isso fica escuro. ... Por esse motivo estes movimentos interferem nas condições clímaticas.