Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.
Para que se tenha uma narrativa – documental ou ficcional –, é necessário que ao menos uma personagem aja em determinado local durante algum tempo. Em Roteiro de documentário – da pré-produção à pós-produção, Puccini (2009) assinala que as personagens podem aparecer nos documentários de três formas: 1.
A única distinção que precisa ser feita, para o artista, é de que o filme seja fiel e potente quanto à sua pretensão artística, que tenha coerência interna de linguagem. O impacto que ele vai gerar no público, no final das contas, vai depender de inúmeras variáveis que estão fora do controle do cineasta.
Se você é um amante de cinema, certamente já assistiu a um bom documentário. Mas você já parou para pensar sobre o impacto que esse gênero cinematográfico tem na nossa sociedade? Como os documentários nos ajudam a entender melhor o mundo ao nosso redor e nos inspiram a agir?
O documentário é uma prática cinematográfica que está constantemente evoluindo e não tem fronteiras muito claras. Acredita-se que o termo documentary tenha sido cunhado pelo cineasta escocês John Grierson. Segundo ele, o princípio do documentário estava no potencial do cinema para a observação da vida, que poderia ser explorado em uma nova forma de arte. Ele defendia que o ator “original” e a cena “original” seriam melhores para interpretar o mundo moderno do que os elementos que a ficção oferecia. Ou seja, que os conteúdos tirados do “material cru” seriam sempre mais reais do que os encenados.
Com um orçamento razoável, pode-se ganhar um cachê de 20 mil reais como diretor de um documentário de longa-metragem. Considerando que geralmente o documentarista também produz o próprio filme, ou ajuda na produção, é sempre uma questão de saber negociar e adequar os recursos disponíveis. Contudo, para aqueles que ainda estão começando, que precisam ganhar experiência e habilidade na área, em algum momento acaba sendo preciso trabalhar por meio de incentivos ou “apostar” em um projeto, muitas vezes fazendo parcerias e recebendo valores bem mais baixos – tanto por acreditar na história quanto para “mostrar a cara”.
Modo Expositivo Esse tipo de documentário é um dos mais comumente encontrados no mercado audiovisual. Trata-se de qualquer documentário que retrate algum acontecimento, enfatizando fatos e argumentos para aquilo que o filme está narrando.
O documentarista norte-americano Michael Moore costuma dizer que não quer que ninguém saia do cinema deprimido depois de assistir seus filmes (que, frequentemente, tratam de denúncias e assuntos preocupantes para a sociedade).
Já o cinema verité é uma forma de documentário em que o cineasta interfere mais ativamente na realidade filmada. Ele pode fazer perguntas aos entrevistados, por exemplo, ou pedir que eles repitam alguma ação para que seja melhor registrada pela câmera.
Existem diversas formas de documentário, cada uma com suas características específicas. O cinema direto, por exemplo, é uma forma de documentário em que o cineasta tenta interferir o mínimo possível na realidade filmada. O objetivo é registrar a realidade da forma mais objetiva possível.
Ambos os textos são narrativas, mas com uma diferença: o primeiro é uma narrativa não ficcional, porque traz uma história vivida e relatada por uma pessoa. O segundo é uma narrativa ficcional, em que um autor cria no mundo da imaginação, uma história narrada por um narrador e vivida por seus personagens.
Neste artigo, vamos explorar o fascinante mundo dos documentários no cinema e descobrir por que eles são tão importantes para o nosso conhecimento e engajamento social. Como os documentários são feitos? Quais são os principais temas abordados? Como os documentaristas escolhem suas histórias?
**Foto Documentário “Joinha” dos ex-alunos Elizandra Fernandes, Juliana Lima, Maria Thereza Longobardi, Yasmin Thomaz. Sinopse: O curta-metragem tem como cenário principal um bar que existe desde 1964 no bairro do Tatuapé, em São Paulo.
O documentário, por sua vez, se propõe a retratar situações a partir da visão de um observador. O roteiro do documentário é mais aberto, o diretor deve olhar “para o lado” da cena principal, pois ali podem estar elementos instigantes que deixam o documentário mais complexo, com mais camadas de interpretação.
O que a realidade apresenta ao documentarista pode fazer parte do filme e enriquecê-lo, mas também podem causar problemas de logística e planejamento. Enquanto que na ficção boa parte do que se vê no filme já está previamente estabelecido no roteiro, o documentário é muito mais orgânico.
Documentário é um filme baseado na realidade usado para informar o público, enquanto o longa-metragem é um filme baseado em ficção feito para fins de entretenimento. O objetivo de um documentário é ensinar e educar o público; pelo contrário, o longa-metragem é destinado ao entretenimento. Os documentários são muitas vezes filmados à medida que acontecem e, em seguida, o roteiro é escrito, mas no caso de longas-metragens, os diálogos e os roteiros são escritos de antemão.
Um vídeo documentário entrega valor ao registro que precisa ser compartilhado, com conjunto de entrevistas, roteiro elaborado, edição, aplicação de trilha sonora e efeitos especiais para que seu conteúdo seja primoroso e conquiste a atenção de seu receptor. ...
Um mocumentário é um tipo de pseudodocumentário que faz paródias e/ou sátiras de eventos famosos. O termo vem da união das palavras inglesas "mock" (falso) + "documentary" (documentário) e representa nada mais do que filmes que tentam nos fazer acreditar que o ocorrido em tela realmente aconteceu.
Documentário é um nome que se dá em uma manifestação artística por meio de um filme em que explora um determinado assunto/interesse de modo em que fique semelhante à realidade.
Durante a produção de um filme de ficção, as filmagens em tese, devem seguir o roteiro à risca. O documentário, por sua vez, se propõe a retratar situações a partir da visão de um observador. ... Assim, muitas filmagens incluem a captação de cenas de bastidores, de reações e de outras situações não previstas no roteiro.
40 melhores documentários para ver na Netflix
Top 12 melhores documentários da Netflix [fãs]
Os 10 melhores documentários disponíveis na Netflix
12 documentários no Youtube e Netflix que vão mudar sua visão sobre o mundo
Para quem se interessa por cultura e notícias
Os documentários – assim como dinâmicas de grupo para motivação no trabalho – embora não tenham a mesma popularidade que os filmes de ficção, são uma boa oportunidade para você buscar conhecimento, inspiração e até mesmo diversão para se aperfeiçoar como profissional e encontrar caminhos diferentes para lidar com os ...