1) Esperto tem o significado de desperto, sagaz, vivo. 2) Já experto é adjetivo com o sentido de exercitado, experiente, perito, prático, versado. ...
Esperteza e inteligência A inteligência pode ser definida como a capacidade de resolver situações problemáticas novas mediante reestruturação dos dados perceptivos. Esperteza é uma forma de inteligência rápida e que leva a soluções via de regra inusitadas.
A inteligência, em um sentido puramente etimológico, refere-se a esta capacidade de discernimento”. A inteligência abre caminho para uma maior compreensão da totalidade capacitando o ser humano a transcender o óbvio e superar os limites.
A diferença não é nada sutil, ainda assim, muitas pessoas costumam confundir inteligência com sabedoria. Então, deixa-me contar um segredo: inteligência e sabedoria são coisas bem diferentes. A inteligência é a habilidade de manejar conhecimento e aplicá-lo. ... A sabedoria não nasce do cárcere de ideias.
“Saber”, do latim “sapere”, é “ter gosto; exalar um cheiro, um odor; (fig)., ter inteligência, juízo; conhecer, compreender, saber”; “sabedoria”, do grego “sofia”, é o que detém o “sábio” (do grego “sofós”; em latim: “sapidus”), que tem um sabor/saber, que sabe muito, erudito.
Já o conhecimento é um substantivo que tem o efeito de conhecer. Se a pessoa tem conhecimento, ela tem noção, experiência e ideia. ... E a sabedoria está no modo como utilizamos estes conhecimentos, de forma prática, para tornar nossa vida mais equilibrada, coesa e prazerosa.
Uma das principais características das pessoas sábias é que elas assumem a responsabilidade por suas decisões e erros, e não tentam culpar os outros por estes. Uma pessoa madura e sábia está ciente de que erros são oportunidades de aprendizado.
Diante de Deus e da chance de conquistar qualquer coisa, pediu sabedoria para governar seu povo. “Deus disse que, por ele não ter pedido riquezas, bens, honras e vitórias sobre os inimigos, lhe seriam concedidos mais bens, sabedoria, conhecimento, riquezas e honra do que a qualquer rei do passado ou do futuro.
Salomão escreveu três mil provérbios, e compôs mais de mil canções, falou de arvores, plantas, desde os cedros do Líbano até o hissopo, que cresce nos muros, falou dos animais, dos pássaros, dos animais que se arrastam pelo chão e dos peixes.