Na Relatividade geral, relógios com baixa energia potencial em um campo gravitacional — como, por exemplo, nas proximidades de um planeta — "andam" mais devagar. Assim, um relógio em órbita nas proximidades da Terra tem uma cadência mais lenta do que um similar em órbita de maior raio.
Esta teoria sugere que a gravidade é a curvatura do tecido do Universo, conhecido como “espaço-tempo”, à volta dos objetos. Por exemplo, uma estrela muito pesada deforma o espaço à sua volta, causando um poço profundo no tecido e atraindo para o seu interior qualquer coisa que se aproxime demasiado.
O tempo, como produção humana, é uma ferramenta da História, visível em instrumentos como o calendário e a cronologia. ... Espaço é um conceito histórico que nos da uma representação onde os fatos aconteceram, Este pode se definir como a porção do planeta onde se desenvolvem as atividades do homem no seu cotidiano.
Em sua teoria geral da relatividade, o físico alemão propõe que o espaço-tempo toma forma de maneira múltipla ou contínua, que podem ser visualizados como um espaço vetorial quadridimensional. “A distinção entre passado, presente e futuro é apenas uma ilusão teimosamente persistente”, afirmou Einstein.
As leis da física são as mesmas para qualquer referencial inercial, e a velocidade da luz independe da fonte emissora e de quem a recebe, sendo ela (velocidade da luz) constante em todos os sistemas inerciais de referência.
1921
Em 10 de novembro de 1922, Einstein foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física de 1921 "por suas contribuições à física teórica e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico". A relatividade não era bem compreendida.
Ela foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, sendo também a primeira pessoa e a única mulher a ganhá-lo duas vezes, além de ser a única pessoa a ser premiada em dois campos científicos diferentes. Ela teve papel fundamental no legado da família Curie, de cinco prêmios Nobel.
Os vencedores foram Harvey Alter, dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH), Michael Houghton, da Universidade de Alberta, e Charles Rice, da Universidade Rockefeller. Os três contribuíram, em diferentes pesquisas e anos, para a descoberta do vírus da hepatite C.
O prêmio é de responsabilidade da Fundação Nobel, e os vencedores de cada categoria recebem um diploma, uma medalha de ouro de 18 quilates e uma quantia de 8 milhões de coroas suecas (aproximadamente, 800 mil dólares). São premiadas as pessoas que se destacaram em suas áreas de atuação no ano anterior ao da cerimônia.
O Brasil é da paz. Alysson Paolinelli, guerreiro da paz, que o Nobel nos ilumine.
Em outubro, os membros da Academia votam e o candidato que recebe mais da metade dos votos é nomeado o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.
Jean-Paul Sartre, filósofo, escritor e crítico literário francês, foi a primeira pessoa a recusar o Prêmio Nobel de Literatura, em 1964. De todo modo, o escritor é reconhecido por ter levado a premiação.
Sem Dúvida. Qual a origem do Prêmio Nobel? O químico sueco Alfred Bernhard Nobel (1833-1896), que ficou milionário com a invenção da dinamite, pediu em testamento que a renda de sua fortuna fosse usada para premiar 'aqueles que, no ano anterior, tivessem conferido maior benefício à humanidade'.
O primeiro Prêmio Nobel da Paz foi concedido em 1901 ao francês Frédéric Passy e ao suíço Henry Dunant; a premiação mais recente laureou o Programa Alimentar Mundial, a maior agência humanitária do mundo, em 2020. Cada premiado recebe uma medalha, um diploma e uma quantia monetária de valor variado ao longo dos anos.
De acordo com a vontade de Nobel, expressa em seu testamento, o Prêmio da Paz será concedido à pessoa que no ano anterior "fizeram o melhor ou o melhor trabalho pela fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução de exércitos permanentes e pela realização e promoção de congressos de paz".
Oslo
Estados Unidos
Dinamite
O Prêmio Nobel da Paz Em 1900, quatro anos após o falecimento de Alfred, foi criada a Fundação Nobel. Esta que anualmente destaca contribuições para o desenvolvimento da Química, da Medicina, da Física, da Literatura e da Paz.
Criada em 1867, a dinamite foi uma das grandes invenções de Alfred Nobel. Em 1867, Alfred Nobel encontrou a resposta, depois de anos de pesquisa, sobre como transformar a nitroglicerina em um composto mais seguro.
Alfred Nobel