Idade embriológica é o tempo decorrido desde a data da concepção até a data do parto e é 2 semanas menor que a idade gestacional. As mulheres podem estimar a data da concepção com base no período de ovulação como identificado por testes hormonais em casa e/ou medições da temperatura corporal basal.
A idade gestacional é medida em períodos completos, pelo que o 1º dia de cálculo (o início da DUM) é o dia "zero" e não o dia "um", e os dias 0 a 6 correspondem à "semana zero". Por isso um feto com 25 semanas e cinco dias é considerado como um feto com 25 semanas.
Mas isso é perfeitamente normal. O ultrassom nessa fase pode errar em até 15 dias para mais ou para menos. Entenderam? Por isso mesmo, o cálculo da Idade Gestacional de confiança deve ser feito sempre com base da Data da Última Menstruação e com o Ultrassom Obstétrico INICIAL.
A maioria dos abortos espontâneos ocorre porque o feto não está se desenvolvendo normalmente. Problemas com genes ou cromossomas do bebê são erros que ocorrem por acaso conforme o embrião se divide e cresce – dificilmente são problemas herdados dos pais.
Uma mulher que tem um hábito alimentar irregular pode gerar um bebê com problemas de sobrepeso. Portanto, é importante sempre cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos adequados para cada período e dar uma atenção especial ao corpo e a saúde durante a gestação. E esse cuidado deve começar o mais cedo possível.
O bebê geralmente começa a tentar sentar por volta dos 4 meses, mas só consegue ficar sentado sem apoio, parado e sozinho quando tem cerca de 6 meses de idade.