As classes de palavras ou classes gramaticais são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio.
Há também as Locuções Prepositivas, conjunto de palavras que tem valor de preposição. Exemplos: apesar de, em vez de e junto de.
Há também as Locuções Conjuntivas, conjunto de palavras que tem valor de conjunção. Exemplos: contanto que, logo que e visto que.
Eles podem variar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo). São classificados em simples ou composto, primitivo ou derivado, concreto ou abstrato, próprio, comum ou coletivo.
Pronomes são palavras que substituem ou acompanham os substantivos, indicando as pessoas do discurso. Eles tornam a comunicação mais fluida, porque você não precisa repetir os mesmos substantivos a todo momento quando faz uso deles.
Preposições são palavras que estabelecem conexões entre dois termos de uma oração. Por meio de preposições, o segundo termo (termo consequente) explica o sentido do primeiro termo (termo antecedente).
Podem variar em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e pessoa (1.ª, 2.ª ou 3.ª pessoa do discurso). São classificados em pessoais (retos, oblíquos e de tratamento), possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.
Artigo - classe de palavras que acompanham o substantivo de forma a determinar seu número (singular ou plural) e seu gênero (feminino ou masculino). Na oração "uns" é um artigo indefinido plural, masculino.
Os advérbios são invariáveis, não alterando sua forma em gênero e número. Porém, alguns podem ser flexionados em grau. Classificam-se de acordo com as circunstâncias que indicam: lugar, tempo, modo, intensidade, afirmação, negação, dúvida, entre outras.
Alguns numerais podem variar em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural), outros são invariáveis. São classificados em cardinais, ordinais, multiplicativos, fracionários e coletivos.
As conjunções podem ser classificadas em coordenativas (aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas) e subordinativas (integrantes, causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, temporais, finais e proporcionais).
Interjeições são palavras que exprimem emoções, sensações, estados de espírito. São invariáveis e seu significado fica dependente da forma como elas são pronunciadas pelos interlocutores.
Agora que você já sabe sobre Análise Morfológica, aprenda também: Análise Sintática e Análise Morfossintática.
É a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando a relação das pessoas do discurso e varia em gênero, número e pessoa.
Preposição - classe de palavras que ligam dois termos da oração. Na oração, "perante" é uma preposição essencial.
Interjeição - classe de palavras que expressa sensações e é sempre acompanhada de ponto de exclamação. "Coragem!" é uma interjeição de ânimo.
Os numerais coletivos, por sua vez, são substantivos que indicam um conjunto de elementos. Exemplos: uma dúzia (conjunto de doze), semestre (conjunto de seis) e centena (conjunto de cem).
Pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando a relação das pessoas do discurso, tais como: eu, contigo, aquele.
Interjeição - classe de palavras que expressa sensações e é sempre acompanhada de ponto de exclamação. "Ainda bem!" é uma interjeição de alívio.
Substantivo - classe de palavras que nomeia seres, fenômenos, entre muitos outros. Na oração, "bem" é um substantivo abstrato, porque foi substantivada em decorrência da utilização do artigo "o" (o bem). Em outros contextos, essa mesma palavra pode assumir a função de advérbio, tal como na alternativa seguinte, em que "bem" é um advérbio de modo: "Os trabalhos ficaram muito bem feitos.".
As classes de palavras são divididas em dois grupos principais: palavras variáveis e palavras invariáveis. Enquanto as variáveis alteraram a sua forma, as invariáveis não alteram.
Conjunção - classe de palavras que ligam duas orações ou duas palavras. Na oração, "porque" é uma conjunção causal.
Há também as Locuções Interjetivas, conjunto de palavras que tem valor de conjunção. Exemplos: Cai fora!, Muito obrigada!, Volta aqui!
Por sua vez, as Locuções Adjetivas são o conjunto de palavras que tem valor de adjetivo. Exemplos: de anjo (=angelical), de mãe (=maternal) e de face (=facial).