Confira 14 tipos de plantas mais comuns utilizadas para decorar o lar, indicadas pela profissional:
A falsa-vinha prefere climas amenos e pode ser cultivada a sol pleno. Regue-a uma vez por semana e plante-a em solo mais argiloso, preparado na proporção de uma parte de areia, duas de terra e duas de composto orgânico.
Você deverá pegar uma vara de madeira de espessura média e amarrar nela a sua planta em crescimento. Dessa forma, ela começará a crescer e se enrolar no bastão de madeira. Em seguida, coloque a vara na superfície onde ficará o crescimento total das suas plantas trepadeiras.
Enfie o galho de maneira que as raízes fiquem enterradas e regue. Em alguns dias, a muda vai pegar e a planta vai passar a crescer. Há quem prefira fazer isso usando água; dizem até que ela cresce mais rápido assim. Assim que você cortar o galho da jiboia-mãe, coloque-o num vaso com água limpa.
Quando vai plantar as suas trepadeiras, certifique-se que o solo fica bem drenado e fértil e mobilize-o até ficar descompactado e apresentar uma estrutura solta e ligeira. Adicione matéria orgânica para melhorar a estrutura do solo. Não se esqueça de adubar todos os anos no inicio da primavera e verão.
Uma vez que a trepadeira tenha fechado ou coberto o muro ou o espaço, ela deverá ser controlada com podas para manter sua forma. Ao mesmo tempo, quando podamos, estamos também diminuindo a pontas dos ramos, onde geralmente ocorre a floração. Muita poda significa menos flores.
A seiva leitosa da dipladênia é tóxica e pode provocar queimaduras na pele e mucosas. Seu cultivo deve ser sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado moderadamente. Não tolera solos encharcados, frio intenso ou geadas.