Quadro clínico de sarampo Segundo o Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde de 2019, o quadro clínico do sarampo é dividido em três fases bem definidas: período prodrômico ou catarral; período de estado ou exantemático; período de convalescença ou de descamação furfurácea.
A erupção do sarampo começa na face e espalha-se pelo corpo até aos pés. Geralmente, os sintomas do sarampo começam com febre que permanece por alguns dias. Depois da febre, surgem frequentemente a tosse, a secreção nasal e a conjuntivite, uma infecção da vista.
- falta de apetite; - mal-estar intenso. Nesse período podem ser observadas, na parte interna das bochechas, manchas brancas que são características da doença. Em 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo.
Como saber se é sarampo (com fotos)
O tempo de duração do sarampo é de aproximadamente 8 a 14 dias, mas na maioria dos indivíduos dura 10 dias.
Não. Quem já foi infectado com o vírus desenvolveu anticorpos contra ele. Dessa forma, não precisa se vacinar, nem pegará a doença de novo.
Precauções com aerossóis São indicadas para pacientes com suspeita ou infecção comprovada por microrganismos transmitidos por aerossóis (partículas de tamanho < 5 microns) que ficam suspensos no ar e que podem ser dispersos a longas distâncias. (Exemplo: varicela, sarampo, tuberculose).
Durante o atendimento de casos de sarampo, o profissional deve obedecer às recomendações de precaução respiratória por aerossol. Deve utilizar máscaras N-95 e sempre verificar se as mesmas estão bem ajustadas e sem dobras.
Quais são os principais cuidados de enfermagem?
A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus, ou seja, contato direto ou de secreções respiratórias.
O período de incubação é de 4 a 16 dias e a transmissão se dá entre 1 a 2 dias antes do aparecimento das lesões de pele e até 6 dias depois, quando todas as lesões estiverem na fase de crostas. Deve-se afastar a criança da creche ou escola por 7 dias, a partir do início do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.
Crianças costumam contrair catapora no inverno, pois a concentração de pessoas em ambientes fechados aumenta por causa do frio. A transmissão da catapora dá-se pelo contato direto com saliva ou secreções respiratórias da pessoa infectada, ou pelo contato com o líquido do interior das vesículas.
A catapora é causada pelo vírus varicela-zóster, um integrante da família do herpes-vírus, que também é responsável pela herpes zóster (doença conhecida como cobreiro) em adultos.
Não tocar, coçar ou estourar as feridas da catapora; Usar máscara, pois a catapora também se pega através da inalação de gotículas de saliva, tosse ou espirro; Manter as mãos sempre limpas, lavando-as com sabonete ou passando álcool, várias vezes ao dia; Evitar frequentar shoppings, ônibus ou outro espaço fechado.