Verificado por especialistas Os índios Wajapi usam tintas naturais - feitas com frutas, folhas e flores -, penas e mesmo ossos de animais para enfeitar os cestos que produzem, uma produção cultural típica da tribo.
Kusiwa
A redescoberta e reconhecimento dessa tradição no título concedido pela UNESCO, assim como a forma de transmissão (oral) da cultura Wajãpi, é parte de um esforço legítimo de preservação. Com Urucum e Genipapo traduzem e sustentam a memória de seu povo.
"É muito importante para os Wajãpi porque o Iphan e valoriza os conhecimentos e expressões graficas dos Wajãpi. ... A Arte Kusiwa é um sistema de representação gráfica próprio dos povos indígenas Wajãpi, do Amapá, que sintetiza seu modo particular de conhecer, conceber e agir sobre o universo.
O amarelo representa o sol , o vermelho o fogo , o marrom representa a terra o azul significa o céu e o verde a natureza.
As cores que mais aparecem são:
A cor amarela representa o brilho, ouro, vida e esclarecimento. O amarelo também pode refletir alegria e descontração, porem é vista como uma associação a covardia.
Vermelho: O vermelho é a cor que aumenta a energia, a vitalidade e a adrenalina. Na cromoterapia, o vermelho é usado para restabelecer a vitalidade, melhorar o funcionamento do coração e ativar a circulação sanguínea. Amarelo: O amarelo é a cor que estimula o intelecto e o sistema nervoso central.
Culturas ocidentais (América do Norte e Europa): Preto é a cor do fim, morte, formalidade e lamentação nas culturas da América do Norte e Européias. Também pode ser considerada como poderosa e forte e pode implicar controle ou força.
As cores primárias Vermelho: Essa é uma cor estimulante, associada a emoções explosivas, como paixão e raiva. É a cor do sangue, e por isso simboliza força, vitória e liderança. Por outro lado, por ser tão intensa também é associada à agressividade e aos conflitos.
Apesar de não ser uma regra, por aqui a cor associada ao luto é o preto, e é comum que as pessoas se vistam assim nos velórios. ... Após o falecimento de seu amado marido, o príncipe-consorte Albert, a monarca usou os trajes pretos, para simbolizar sua dor, até o fim da sua vida.
Isso aconteceu porque o azul é a cor de um céu calmo e límpido, e é a reflexão calma que leva à verdade. Hoje, porém, o azul transmite principalmente tristeza e desespero. O termo “blues” significa isso em inglês, estar triste. ... Na mitologia grega, Zeus fazia chover quando estava triste.
Amarelo: irradia sempre em todas as partes e sobre todas as coisas, é a cor da luz e pode significar egoísmo, ciúmes, inveja, ódio, adolescência, riso, prazer. Laranja: é a cor do fogo flamejante, foi escolhido como sinal de precaução.
azul
Cores diferentes são percebidas de formas diferentes. Por exemplo, tons de vermelho levam a sensações de excitação, enquanto os tons de azul costumam ser associados a sensações de relaxamento. Ambas as emoções são agradáveis, portanto, quaisquer cores podem gerar sentimentos positivos dependendo do seu objetivo.
O cinza promove equilíbrio e estabilidade. O rosa significa romance, sensualidade, beleza. A cor violeta significa sinceridade, dignidade, prosperidade, respeito. O marrom associa-se à estabilidade, constância, significa responsabilidade e maturidade.