Colocação pronominal: próclise, mesóclise e ênclise
Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante.
A partícula “se” assume várias funções na Língua Portuguesa: 1- Conjunção: a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. ... b) Partícula apassivadora: quando se liga a verbos transitivos diretos com a intenção de apassivá-los.
A Partícula Apassivadora é a forma de utilizar o pronome “se” com o verbo na voz passiva, ou seja, recebendo a ação em vez de praticá-la. Obrigatoriamente ela existe mediante a seguinte construção: Partícula Apassivadora = pronome apassivador "se" + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto.
2 Qual é a função do pronome se no enunciado a seguir: ... Dependendo do contexto, o pronome se pode funcionar como pronome reflexivo (se o sentido for “eles feriram a si mesmos”) ou como pronome recíproco (se o sentido for “eles feriram um ao outro”).
Para que o pronome “se “seja classificado como partícula apassivadora, o verbo precisa ser a) transitivo.
Estar, ficar, tornar-se.
O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.