Podemos classificar como produtos sustentáveis:
Basicamente, pode-se considerar um produto sustentável se ele possui os 5 atributos essenciais de sustentabilidade:
O conceito de empresa sustentável
redução da quantidade de resíduos para os aterros, além da economia de água e menor emissão de gases de efeito estufa; redução de poluição da água e do ar; redução do consumo de recursos processados e naturais; aumento no desenvolvimento de infraestrutura física e social nas comunidades locais.
Para não cair nesse engodo, aprenda a identificar o greenwashing!...Veja alguns exemplos baseados nessa lista!
Um dos casos mais comuns de greenwashing diz respeito ao menor dos males. Nessa situação, o apelo ambiental pode até ser verdadeiro, mas serve como distração para os reais impactos no meio ambiente. Por exemplo, quando uma empresa de cigarros destaca que é orgânico em vez de alertar riscos para a saúde.
Greenwashing: saiba como identificar a propaganda enganosa de sustentabilidade
O termo pode ser traduzido como “lavagem verde”, “pintando de verde” ou até “maquiagem verde”. Consiste em uma prática de promover discursos, anúncios, propagandas e campanhas publicitárias com características ecologicamente/ambientalmente responsáveis, sustentáveis, verde, “eco-friendly”, etc.
O greenwashing é uma estratégia que leva o consumir a acreditar que certa marca pratica a responsabilidade ambiental equivocadamente. ... Uma organização investe no marketing verde pelo status, justamente pela melhora que este tipo de estratégia traz para sua reputação.
Abaixo separamos os principais motivos para evitar o greenwashing.
O termo se refere a uma prática um tanto suicida de marketing: quando uma empresa se diz sustentável ou vende um produto com este "diferencial" sem ser de verdade.
6) Pecado do menor de dois males: se um produto é ruim por natureza, como o cigarro, mas existe uma versão que promete danos reduzidos; 7) Pecado dos falsos selos: simplesmente estampar um selo falso nas embalagens e materiais promocionais.
Greenwashing
A American Marketing Association define o Marketing Verde como “o desenvolvimento e comercialização de produtos destinados a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar sua qualidade” e também destaca que são esses “esforços das organizações para produzir, promover, embalar e reivindicar produtos ...
O consumo consciente facilita as práticas corriqueiras, a mudança de hábitos e fortalece a economia, pois da maneira correta incentiva as pessoas a métodos inovadores como: o planejamento, a pesquisa de compra, o consumo necessário para sobrevivência, a reutilização de produtos e embalagens, a separação dos resíduos e ...
A história do marketing verde no mundo surgiu na década de 60 a partir da ideia de conscientização ecológica da população europeia e estadunidense. ... Já no Brasil, o marketing verde ganhou destaque também a partir da década de 90.
Marketing verde é uma estratégia de marketing focada em ações que beneficiem o meio ambiente, seja na produção, no operacional ou na divulgação do produto ou serviço.
O objetivo do marketing verde é fazer com que essa atitude sustentável seja um diferencial da sua empresa no mercado, aumentando a sua credibilidade. ... Analisando etapa por etapa do processo produtivo, encontra-se ainda formas de economia de água e energia, benéficas para o seu negócio.
O marketing verde cria um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes, pois você demonstra consciência ecológica. Valor que atrai mais consumidores, principalmente os que estão alinhados a esse valor. ... Além de, que para usar o marketing verde práticas sustentáveis devem ser adotadas.
Ou seja, o marketing verde condiz como a empresa se porta em questões ambientais, seja por meio de sua imagem institucional, produtos e serviços que entrega, meios para conquistar o cliente, eficiência energética, enfim, tudo o que diz respeito a empresa e ao meio ambiente, sendo entregue em uma imagem de consciência ...
Garantir que 75% das pessoas entre 20 e 64 anos estivessem empregadas, investir 3% do PIB da UE em inovação e tecnologia, reduzir as emissões de gases de efeito de estufa, aumentar a produção de energias renováveis, diminuir as taxas de abandono escolar e combater a pobreza e a exclusão social.
Segundo várias fontes, para que uma empresa seja considerada verde, ela deve separar e reciclar seus resíduos, por exemplo, matéria orgânica inorgânica e papel. Outro aspecto importante é economizar energia, usando, por exemplo, holofotes LED, ou obter energia de fontes renováveis, como painéis solares.
Confira cinco maneiras que a fazem as organizações ajudarem o meio ambiente:
Exemplos de ações sustentáveis de empresas brasileiras
O conceito “ecologicamente correto” Assim, se uma mercadoria ou serviço foram produzidos a partir de processos ambientalmente sustentáveis, convencionou-se atribuir a eles o termo “ecologicamente correto”, ou seja, que não agride o meio ambiente.