Conheça alguns deles abaixo!
4 fatores que causam degradação do solo na agricultura
O método de cultivo visualizado na imagem é o de terraceamento ou curvas de nível. Essa prática dificulta a erosão laminar pela água das chuvas ou da irrigação, já que é retirada a declividade do terreno a partir dos terraços (degraus) feitos no relevo irregular.
Existem diversas formas de cultivo na prática da agricultura: plantio direto, rotação de culturas, curvas de nível e afolhamento. Essa diversidade de técnicas existe em razão dos diferentes fins, ora os agricultores priorizam a produtividade, ora priorizam a conservação dos solos.
O terraceamento é uma técnica agrícola implantada em áreas de vertentes muito inclinadas a fim de barrar o avanço de processos erosivos pelo escoamento acelerado das águas das chuvas sobre o solo.
Aração. Essa técnica consiste em revirar as camadas do solo, de modo a invertê-las. Com o auxílio de um arado, o produtor revolve as camadas em uma profundidade de aproximadamente 20 centímetros. A prática aumenta os níveis de oxigenação da matéria orgânica.
O plantio em curvas de nível, conhecido também como plantio em contorno, é a produção organizada usando linhas que têm diferentes altitudes de acordo com o terreno. Trata-se da medida mais básica que visa à conservação do solo. Ele se opõe ao chamado plantio “morro abaixo”, o qual não respeita as curvas de nível.
A aração do solo é uma técnica de inversão das camadas do solo para que aumente os níveis de oxidação da matéria orgânica. O preparo secundário do solo visa complementar a atividade de arado, utilizando implementos de gradagem.
Aração é todo conjunto de operações destinadas a mobilizar o solo com o objetivo de prepará-lo para receber órgãos reprodutivos e proporcionar um bom desenvolvimento das plantas cultivadas.
verbo transitivo direto Preparar a terra com o arado, para o cultivo; lavrar: arar o terreno.
O preparo convencional do solo consiste no revolvimento de camadas superficiais para reduzir a compactação, incorporar corretivos e fertilizantes, aumentar os espaços porosos e, com isso, elevar a permeabilidade e o armazenamento de ar e água. Esse processo facilita o crescimento das raízes das plantas.
A palhada é a matéria orgânica formada pelos restos da planta colhida. A máquina colhedora retira a planta da terra e separa os grãos. Os galhos, folhas e raízes são triturados e pulverizados de volta ao solo. O processo todo ocorre simultaneamente.
A escarificação mecânica do solo consiste em revolver o solo até a profundidade de, aproximadamente, 30 cm com implemento chamado de escarificador, visando o rompimento de camadas compactadas. Essa prática é diferente das operações de gradagem e aração, ocasionando efeitos peculiares no solo.
Escarificador e subsolador são implementos utilizados sob a superfície do solo para desagregar camadas compactadas. Eles foram desenvolvidos devido à necessidade de equipamentos que atuassem no preparo periódico do solo com material vegetal em superfície.
O Sulcador (Facão) é montado na plantadeira e semeadora e a função dele é abrir o solo para que a semente seja depositada. ... O desgaste dessa peça ocasiona perda de qualidade no plantio devido ao fato de que a semente deve estar em uma profundidade adequada para conseguir ter a condição ambientel própria para germinação.
Subsoladores são usados para aumentar o volume de solo preparado. Suas hastes podem ter três formatos: serem retas, curvas ou parabólicas. Para cada um deles existe uma profundidade máxima de trabalho. O que varia de cinco a sete vezes a largura da ponteira da haste.
A subsolagem é uma operação de preparo do solo que serve para romper e/ou quebrar camadas compactadas formadas nas camadas inferiores do solo, causadas pelo intenso cultivo das culturas, utilizando cada vez máquinas mais pesadas e maiores, de forma a diminuir o tempo gasto nas operações agrícolas.
10 - Para nivelar o subsolador proceder da seguinte forma : - O trator deve estar em local plano; em seguida nivelar o subsolador no sentido transversal (largura) através da manivela do braço inferior direito do engate hidráu- lico. Observar as medidas "h", que devem ser iguais conforme figura 12.