EQST

Quais So Os Principais Autores E Obras Da Literatura Afro-brasileira?

Quais são os principais autores e obras da literatura afro-brasileira?

Conheça os principais autores da literatura afro-brasileira
  • Domingos Caldas Barbosa (1738-1800). ...
  • Manuel Inácio da Silva Alvarenga (1749-1814). ...
  • Antônio Gonçalves Dias (1823-1864). ...
  • Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908). ...
  • José do Patrocínio (1853-1905). ...
  • João da Cruz e Souza (1861-1898).
Mais itens...•20 de nov. de 2013

O que é literatura negra ou Afro-brasileira?

gênero literário brasileiro. Atualmente, grande parte dos intelectuais e críticos literários defende o uso da expressão “literatura afro-brasileira”. O principal argumento desses estudiosos é que o termo “negro/negra” poderia levar à identificação da produção literária com a cor da pele do autor.

O que é literatura negra no Brasil?

Entende-se por literatura negra a produção literária cujo sujeito da escrita é o próprio negro. É a partir da subjetividade de negras e negros, de suas vivências e de seu ponto de vista que se tecem as narrativas e poemas assim classificados.

Quem foi o pioneiro em produção de literatura afro-brasileira no início do século XX?

Eduardo de Assis Duarte - Por um conceito de literatura afro-brasileira - Literatura Afro-Brasileira.

Por que é preciso falar em literatura negra no Brasil se ela está inserida na literatura brasileira?

Na literatura tida como convencional o negro poucas vezes esteve em situação de destaque. ... Era necessário, portanto, ocupar essa lacuna na literatura brasileira e fazer justiça aos negros que tanto contribuíram na formação da sociedade brasileira. Favoreceram para o enriquecimento cultural, linguístico e social do país.

Qual a influência negra na literatura brasileira?

O negro aparece na literatura brasileira muito mais como tema do que como voz autoral. Assim, a maioria das produções literárias brasileiras retrata personagens negras a partir de pontos de vista que evidenciam estereótipos da estética branca dominante, eurocêntrica.

Qual a diferença entre a literatura africana e Afro-brasileira?

Parece-nos que a escrita afro-brasileira ou afrodescendente tenderia a se diferenciar da escrita negro-brasileira em algum ponto. ... Quando nos referimos à literatura africana de língua portuguesa, estamos nos referindo a autores de países lusófonos, que podem ou não ser negros.

Qual a importância da literatura negra no Brasil?

É na literatura negra ou afro-brasileira que as questões relativas à identidade e às culturas dos povos africanos e afrodescendentes são abordadas, por meio de uma escrita que valoriza a herança cultural africana e garante o direito à memória desses povos.

Qual o desafio do Eu-lírico na literatura negra?

A literatura afro-brasileira assume, então, como principal característica a presença de um eu lírico que rejeita a identidade atribuída a ele pelo outro e o desafio em assumir a escrita de sua História. ... Deve-se sempre buscar entender qualquer evento a partir do seu processo histórico.

Como é constituída a literatura afro-brasileira?

Definida como um projeto de expressão de amplo encadeamento discursivo, essa literatura é constituída por obras e autores identificados à afro descendência, transitando, ao mesmo tempo, dentro e fora da literatura brasileira (Ianni, 1988; Duarte, 2008).

Qual o papel do negro na literatura brasileira?

Em resumo, a presença do negro na literatura brasileira, ao longo da história, foi marcada ou pelo silêncio, como no período anterior à abolição, ou pela afirmação de sua inferiorida- de, tanto biológica como cultural, a qual, dependendo do autor, varia de grau.

Qual a importância da população brasileira ler literatura africana nas escolas?

A promulgação da Lei 10.639/03 significa uma das grandes conquistas da luta antirracial no Brasil. A inclusão da história da África e da cultura africana nos currículos da educação básica permite oferecer conhecimento e oportunidade para a construção de uma identidade afrodescendente.

Qual a importância de estudar a literatura Afro-brasileira?

Através do estudo da Cultura e Literatura Afro-Brasileira, permitirá ao aluno a construção de seu senso crítico e a reflexão da real condição do negro no Brasil, abrindo espaço para a inclusão e a cidadania.

O que que é afro brasileiro?

Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade.

Por que o conceito de literatura afro-brasileira suscita polémica?

No Brasil, após o processo de independência, a necessidade de se fazer uma literatura diferente da de Portugal, com uma identidade nacional, vai ao encontro desse conceito defendido por Candido e nesse sentido os escritores se voltam para a construção de uma cultura válida no país.

Qual é a importância da literatura negra?

É na literatura negra ou afro-brasileira que as questões relativas à identidade e às culturas dos povos africanos e afrodescendentes são abordadas, por meio de uma escrita que valoriza a herança cultural africana e garante o direito à memória desses povos.

Qual a importância de estudar a Literatura Afro-brasileira?

Através do estudo da Cultura e Literatura Afro-Brasileira, permitirá ao aluno a construção de seu senso crítico e a reflexão da real condição do negro no Brasil, abrindo espaço para a inclusão e a cidadania.

Qual o papel do negro no romantismo?

O negro aparece no Romantismo brasileiro como elemento estranho, à margem das temáticas romanescas, que viam no índio o auge da nacionalidade representada na literatura.

Qual a importância do estudo de África na escola?

Estudar a história e a cultura da África nos permite refletir sobre os impactos de uma sociedade que não (re)conhece e escamoteia os elementos fundamentais e alicerçais da sua própria história. E é justamente essa a proposta da Lei 10.639 de 2003.

Porque estudar Literatura Afro-brasileira?

3 A LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NO ÂMBITO ESCOLAR Através do estudo da Cultura e Literatura Afro-Brasileira, permitirá ao aluno a construção de seu senso crítico e a reflexão da real condição do negro no Brasil, abrindo espaço para a inclusão e a cidadania.